Music Theory
Mostrando 1-12 de 72 artigos, teses e dissertações.
-
1. The rise and fall of live online music event consumption during the pandemic: an analysis from the perspective of practice theory
Resumo O fenômeno de assistir lives musicais popularizou-se durante a pandemia do COVID-19, enquanto um ato de lazer dentro de casa. Durante três meses elas pertenceram à rotina de brasileiros e estrangeiros, para então perder audiência de forma exponencial. Essa trajetória é o objeto de pesquisa desse trabalho, estudada sob o prisma da teoria da prá
Cadernos EBAPE.BR. Publicado em: 2022
-
2. Music as a transpersonal care tool - perceptions of hospitalized people assisted in the university extension
RESUMO Objetivo: analisar a percepção de pacientes hospitalizados sobre o cuidado recebido por meio de uma visita musical extensionista sob as lentes da Teoria do Cuidado Transpessoal. Método: pesquisa descritivo-exploratória-qualitativa realizada em um hospital baiano, com 15 pacientes hospitalizados, entrevistados até 24 horas após terem recebido a
Esc. Anna Nery. Publicado em: 13/01/2020
-
3. Substance use to enhance occupational performance and experience: a critical interpretive synthesis
Resumo Introdução O uso de substâncias, como uma ocupação, é tipicamente retratado como problemático e alvo de intervenção e remediação da terapia ocupacional. Ao mesmo tempo, substâncias psicoativas podem ser usadas para melhorar o humor, a cognição, o desempenho ocupacional e/ou a experiência, sendo, contudo, uma perspectiva que está muito
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 14/11/2019
-
4. Linguagem musical em instituições infantis: avaliação de duas propostas para formação docente
Resumo Trata-se de dois estudos visando avaliar duas propostas de intervenção utilizando a linguagem musical na formação de professores de Educação Infantil. As intervenções ocorreram em instituições infantis públicas, de cidades e metodologias distintas, porém com o objetivo de qualificar o desenvolvimento da linguagem musical das crianças, sim
Psicol. Esc. Educ.. Publicado em: 04/11/2019
-
5. Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose
Resumo: Neste artigo, propõe-se uma confrontação entre a teoria dos signos de Gotthold E. Lessing, tal como exposta em Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia (1766), e os dois ensaios de Theodor W. Adorno sobre as relações entre música e pintura (de 1950 e 1965). Pretende-se, com isso, demonstrar a presença decisiva de elementos da es
Trans/Form/Ação. Publicado em: 07/10/2019
-
6. A UNIDADE EDUCAÇÃO-MÚSICA: EDUCAÇÃO MUSICAL NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
RESUMO: O presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada pa
Cad. CEDES. Publicado em: 30/05/2019
-
7. Gigging on the World Stage: Bossa Nova and Afrobeat after De-reification
Abstract Abstract: By focusing on the musical styles known as bossa nova and afrobeat, I ask: Given that globalisation/capitalism promotes exchange, borrowing, and imitation, can we make sense of ‘authenticity’? Can we speak of an authentically Brazilian or Nigerian music? If today ‘authenticity’ makes little sense, why is talk about ‘authenticity
Contexto int.. Publicado em: 2016-08
-
8. Contribuciones de Kepler a la continuidad y transformación de la tradición de la música de las esferas
Abstract:This paper wishes to bring to a wider audience the importance of Johannes Kepler's efforts in the updating, modification, continuity and transmission of the theories of musical correspondences between the planets of the Solar System and the pitches of the musical scale. This tradition is known as "The Music of the Spheres", and its evolution and dev
Per musi. Publicado em: 2015-12
-
9. CONSTRUINDO A DOCÊNCIA COM A FLAUTA DOCE: O PENSAMENTO DE PROFESSORES DE MÚSICA / CONSTRUING TEACHING WITH THE RECORDER: THE MUSIC TEACHERS THINKING
This master thesis was developed within the Line of Research Education and Arts (LR4) from the Postgraduate Program in Education at Federal University of Santa Maria (UFSM) and is part of the research group FAPEM Formation, Action and Research in Musical Education of UFSM. The research had as overall objective to investigate the thinking of four music teache
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
-
10. Emotion in the gospel music discourse as a strategy in the captivation of followers / A emoção no discurso da música gospel como estratégia na captação de fiéis
Atualmente podemos observar um novo e crescente tratamento dado à emoção. É a emoção vista sobre o viés discursivo. Esta concepção tem permitido várias análises de efeitos de sentidos que o locutor pretende causar através do discurso em seus interlocutores. Assim, baseados nessa perspectiva, esta pesquisa se propôs a verificar o caráter patêmi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/03/2012
-
11. Roda de choro : processos educativos na convivência entre músicos
The objective of this research is to describe and understand the educational processes arising from the interaction between musicians in a roda de choro. Based on the experiences of the researcher, from the interaction with musicians and other musical friends in social musical practices and musical education environments, and the studies done in the research
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/03/2012
-
12. Improvising in popular music : a study of choro, frevo and baião and its relation to música instrumental brasileira (brazilian instrumental music) / Improvisando em música popular : um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a "música instrumental" brasileira
Este trabalho apresenta um levantamento de elementos musicais do choro, do frevo e do baião, três gêneros populares que foram importantes no desenvolvimento da "música instrumental" produzida a partir da década de 1970 no Brasil. Por conseguinte, são apresentadas sugestões para a utilização deste material na prática da improvisação "idiomática".
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012