The rise and fall of live online music event consumption during the pandemic: an analysis from the perspective of practice theory
AUTOR(ES)
Ferreira, Frederico Leocádio; Christino, Juliana Maria Magalhães; Cardoso, Laura de Oliveira; Noronha, Ana Luíza Silva
FONTE
Cadernos EBAPE.BR
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
Resumo O fenômeno de assistir lives musicais popularizou-se durante a pandemia do COVID-19, enquanto um ato de lazer dentro de casa. Durante três meses elas pertenceram à rotina de brasileiros e estrangeiros, para então perder audiência de forma exponencial. Essa trajetória é o objeto de pesquisa desse trabalho, estudada sob o prisma da teoria da prática, o qual buscou entender os elementos formadores dessa prática de consumo, sua sincronia com outras práticas do cotidiano, bem como fenômenos externos que atuam na consolidação (ou não) de uma prática. Para tal, foram coletadas entrevistas em profundidade com 24 praticantes, sendo os resultados analisados por meio de uma análise temática. Os achados dão pistas sobre os motivos pelos quais a prática decaiu, com destaque para a sobreposição de práticas pertencentes à rotina criada no isolamento social pelos praticantes, e redução da originalidade (entendimento) inicial de lives mais intimistas, que se perdem em meio à busca por inovações na prática. Possíveis desdobramentos sobre o futuro das lives pós pandemia, contribuições teóricas e gerenciais também são discutidos.
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