Museus De Arte Brasil
Mostrando 13-24 de 43 artigos, teses e dissertações.
-
13. VJEDU : vídeo jockey educativo em software interativo para o visitante de uma exposição de arte
Esta tese se constituiu a partir de um interesse sobre o campo da arte e da tecnologia. A arte, independente de seu suporte, é uma forma de expressão e de experimentação legítima da criação humana, explorando os limites de significação e ressignificação da vida, da produção de sentido e da constante maneira de inventar atributos, contaminados de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
14. Representações do corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX e início do século XX : contribuições para a história das práticas de leitura
A investigação, inscrita no âmbito da História da Educação, em especial da história da leitura no Ocidente, na perspectiva da história cultural, toma como eixo privilegiado de atenção a historicidade dos corpos inscritos nos processos de leitura. Os indícios são buscados na pintura artística brasileira, produzida no século XIX e no início do s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
15. Presente nos museus: processos de formação de acervos de arte contemporânea brasileira / Present in the museum: collection building processes of Brazilian contemporary art
A presente pesquisa analisa os processos de atualização de acervos de arte contemporânea brasileira em dez museus do país e as condições dessa prática na atual confi guração do sistema da arte. Como recurso de aprofundamento, examina mais detidamente os processos curatoriais ligados à formação do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2010
-
16. Acervos de obras de arte em plástico: perfil das coleções e propostas para conservação destes bens
Os acervos museológicos no Brasil foram durante muito tempo, constituídos por materiais bastante conhecidos pelos conservadores-restauradores, como esculturas em madeira, pedra ou metal, pinturas sobre telas, documentos em papel e gravuras entre outros. Porém, este perfil começou a se modificar a partir do final do século XIX e início do século XX com
Publicado em: 2010
-
17. MASP: Laboratory Museum. City Museum Project: 1947-1957 / MASP: Museu laboratório. Projeto de museu para a cidade: 1947-1957
Este trabalho tem como objeto o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand MASP e sua inserção na cidade de São Paulo, nos primeiros 10 anos de atividade em sua primeira sede na rua Sete de Abril. O objetivo é compreender o Museu de Arte e sua inserção na cidade do ponto de vista da sua operatividade, como laboratório do moderno, através das div
Publicado em: 2010
-
18. Laboratório no museu: práticas colaborativas dentro de instituições de arte
Durante as décadas de 196070, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), sob a direção do prof. Walter Zanini, serviu de espaço para a experimentação de diversas linguagens artísticas. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo diretor Walter Zanini, está a sua participação na Conferência Internacional de Museus e C
Publicado em: 2010
-
19. O que está dentro fica/ o que está fora se expande 3nós3 coletivo de arte no Brasil
A dissertação aqui apresentada é uma pesquisa sobre a atuação do grupo 3Nós3, que no final da década de 1970 e início de 1980 realizou interversões na cidade de São Paulo utilizando três mídias: o meio urbano, a imprensa e a galeria. Além disso, delineio considerações acerca da mudança do enfoque da arte do campo meramente estético para o po
Publicado em: 2010
-
20. O museu de arte como processo contínuo : políticas, práticas e visibilidades
Esta dissertação tem por objetivo contribuir para o entendimento de como diferentes tipos de agência, ou sociotecnologias, contribuem para a constituição da política pública de museus no país. Partindo de um estudo de caso da Pinacoteca do Estado de São Paulo - museu público cuja gestão foi transferida para uma Organização Social privada sem fin
Publicado em: 27/02/2009
-
21. The art museums in modern Brazil : the collection between the formation and the preservation / Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação
O objetivo desta pesquisa é o estudo das relações que existiram entre a formação e a preservação dos acervos dos primeiros museus de arte brasileiros que incorporaram obras de arte modernas - o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e os Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeir
Publicado em: 2009
-
22. Texto sincrético no ensino da arte : material educativo da fundação Iberê Camargo
Nesta monografia analisa-se o material educativo criado recentemente pela Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS), por ocasião da abertura de sua nova sede e da entrada do artista, professor, teórico e historiador da arte latino-americana Luis Camnitzer como curador pedagógico da instituição. Para tal utilizam-se alguns pressupostos da semiótic
Publicado em: 2009
-
23. Letra e imagem : a tipografia nas capas de livros desenhadas por Eugenio Hirsch / Letter and image : Typography on book covers by Eugenio Hirsch
Eugênio Hirsch (Viena, 1923 - Rio de Janeiro, 2001) é mais conhecido por seu trabalho na editora Civilização Brasileira na primeira metade da década de 1960. Sua atuação na editora do Rio de Janeiro foi marcada pela versatilidade de recursos visuais e pela ampla liberdade concedida pelo editor Ênio Silveira. No mesmo período produziu capas para a ed
Publicado em: 2009
-
24. Como as artes habitam a internet: um estudo sobre a comunicação dos museus virtuais no Brasil e Uruguai / Como las artes habitan en el internet: un estudio sobre los museos virtuales en el Brasil y el Uruguay.
Esta pesquisa investiga como as artes habitam a internet com o objetivo de identificar aproximações e distanciamentos entre dois países da América Latina no campo da cultura e da comunicação. Partimos de um museu mediador entre a arte e o público na construção simbólica ilimitada e de uma forma artística da exposição capaz de criar e inventar pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2008