Acervos de obras de arte em plástico: perfil das coleções e propostas para conservação destes bens
AUTOR(ES)
Conceicao Linda de Franca
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Os acervos museológicos no Brasil foram durante muito tempo, constituídos por materiais bastante conhecidos pelos conservadores-restauradores, como esculturas em madeira, pedra ou metal, pinturas sobre telas, documentos em papel e gravuras entre outros. Porém, este perfil começou a se modificar a partir do final do século XIX e início do século XX com a aquisição por parte das insituições, de obras de arte elaboradas em material polimérico (semi sintéticos e sintéticos), seja de forma silenciosa (nos museus históricos) ou conscientemente nos museus de arte moderna e contemporânea. Tomando como referencia este panorama, buscamos através deste trabalho traçar um perfil das coleções identificando alguns dos principais acervos de obras em plástico do Brasil, entre eles a coleção Gilberto Chateaubriand, além disto identificamos e catalogamos os materiais constituintes e os principais tipos de degradação que os mesmos apresentam. Elaboramos ainda um panorama sobre a inserção dos materiais poliméricos no meio artístico brasileiro e informações básicas sobre a composição dos polímeros e principais métodos de produção dos mesmos, questões fundamentais para a compreensão dos seus mecanismos de degradação.
ASSUNTO(S)
plásticos conservação e restauração teses. arte conservação e restauração teses. polimeros teses. metodos de conservação em museus teses. teses eba.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8GRJWFDocumentos Relacionados
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