Movimento Corporal Em Musica
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1. PORTUGUESE AO PÉ DO BERIMBAU: ON CAPOEIRA AS AN ADDITIONAL LANGUAGE
RESUMO A partir de suas origens históricas, como um agregado de música, dança e artes marciais de resistência da diáspora africana no Brasil que chegou a ser violentamente reprimida, a capoeira tem viajado o mundo, tornando-se um fenômeno global com grupos e redes espalhadas em diversos locais como Londres, a Cidade do Cabo, Hong Kong e também Leeds,
Trabalhos em Linguística Aplicada. Publicado em: 2022
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2. Três perspectivas gestuais para uma performance percussiva: técnica, interpretativa e expressiva
Esse artigo¹ propõe uma reflexão sobre a atuação do intérprete percussionista em função dos gestos que o mesmo poderá aplicar sobre uma performance musical. Para uma construção performativa, que acreditamos poder auxiliar na transmissão do conteúdo musical de uma obra, selecionamos três ações gestuais: técnica (relativa aos movimentos corpor
Per musi. Publicado em: 2013-06
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3. Corpo-voz em contexto coletivo: aÃÃes vocais formativas no canto coral. / Body-voice in collective context: voice actions formative in choral singing.
Corpo e voz estÃo juntos como um instrumento integral na atividade de cantar. O objetivo deste trabalho à entender como se vivencia esse corpo Ãnico no processo ensino-aprendizagem do canto. Para tal, investiguei o processo de montagem de espetÃculos cÃnico-musicais desenvolvido pelo Coral da Universidade Federal do CearÃ. Utilizei as ideias de Dalcroz
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2011
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4. A performance nos Salmos: dança dos corpos nos textos
O foco desta dissertação está em contemplar o corpo que é vida, destinado a comunicar e encontrar o divino, integrando-se com o sagrado. A tentativa foi a de ler o texto bíblico e, a partir da leitura dessa palavra materializada e transmitida pelo papel, entrever o corpo que nele se coloca: corpo que sofre, alegra-se, ora e dança. Essa dança encontra-
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/04/2011
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5. Bases sociais das disposições para o envolvimento em práticas de movimento corporal no tempo livre / Motivation for body movement practices during spare time: social bases / Bases sociales de las disposiciones para la participación em prácticas de movimiento corporal en el tiempo libre
As Práticas de Movimento Corporal no Tempo Livre (PMCTL) fazem parte das manifestações culturais dos mais diferentes grupos sociais. Como práticas culturais, as PMCTL mudam quanto a forma, produtores, atores e significados, de acordo com as transformações dos contextos sócio-históricos nos quais elas se inserem. Independentemente dessas característi
Publicado em: 2011
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6. O cuidado humano : ação de purificação / Human care: purification action
Este estudo tem origem numa disciplina de mestrado. O tema “banho”, como ato de cuidado, foi desenvolvido, inicialmente, na forma de movimentos. A estética do movimento corporal, ao som de música foi retratado graficamente, permitindo chegar aos construtos como: relação, contato físico, compartilhamento, prazer, satisfação, limpeza, reaproximaçã
Publicado em: 2010
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7. Ersu maa dun gboye o, yee gboyi sa: música sacra reveladora do dinamismo cultural - uma abordagem etnomusicológica da religião tradicional iorubá em São Paulo
O objeto de estudo deste trabalho é a transformação dinâmica da religião tradicional iorubá em São Paulo na contemporaneidade, claramente marcada pelo tempo e espaço característicos da metrópole e seus processos formadores sociais. Destaca-se que a tradição e dinamismo não são categorias opositivas e contraditórias, mas sim diferentes interfac
Publicado em: 2010
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8. Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora
A questão de pesquisa proposta por este estudo foi: de que maneira a escuta de canções pode contribuir para a valorização da singularidade de crianças no cotidiano da prática escolar humanizadora? Que processos educativos são gerados a partir da convivência de uma professora de ensino fundamental, seus alunos e pesquisadoras numa roda de conversa em
Publicado em: 2009
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9. Relações entre elementos composicionais e meios de execução técnico-interpretativa em obras com características pós-minimalistas Brasil 2000, Amanduá e meio bossa para piano solo de Dimitri Cervo / Relation between composicionais elements and forms of technical interpretive execution works with post-minimalist caracteristics - Brasil 2000, Amanduá and meio bossa for solo piano by Dimitri Cervo
Esta dissertação apresenta um estudo das obras Brasil 2000 Op.12, Amanduá e Meio Bossa para piano solo, do compositor Dimitri Cervo (Santa Maria, 1968). O foco da pesquisa foi realizar um estudo analítico de procedimentos composicionais e, com base neste estudo, apresentar critérios técnico-interpretativos e sugestões a serem aplicadas durante a prepa
Publicado em: 2009
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10. Vozes, música, ação: dalcroze em cena - conexões entre a rítmica e a encenação / Vozes, música, ação: dalcroze em cena - conexões entre a rítmica e a encenação
This research approaches Eurhythmics as Formative Principle, one of the developments of Émile Jacques Dalcrozeformulations on the pedagogical and professional work with voice, music and staging. Through his axiom music is movement, and movement is music, Dalcroze emphasizes the originality of Eurhythmics in promoting an immanent quality of mankind the indis
Publicado em: 2008
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11. O ensino-aprendizagem em dança na construção das noções de espaço e tempo
Esta pesquisa busca investigar como ocorre a construção das noções de espaço e de tempo na dança em um grupo de doze crianças de cinco a oito anos. Além disso, o trabalho observa ainda a possível relevância das experiências musicais destas crianças nas construções espaciais e temporais na dança. Para aprofundar este problema de pesquisa optou-
Publicado em: 2008
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12. Processos corporais infantis : interatuações artísticas na cena da criança
Esta pesquisa observou o processo corporal na criação cênica da criança de 9 a 12 anos, tendo a interdisciplinaridade como fundamento da qualidade dessa formação. O objetivo é contribuir com possibilidades metodológicas para o ensino de Arte atual, abordando na cena os fundamentos do Teatro, da Dança, da Música e das Artes Plásticas. A interação
Publicado em: 2008