Mito No Cinema
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
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1. Mito, diversidade cultural e educação: notas sobre a invisibilidade guarani no Rio Grande do Sul e algumas estratégias nativas de superação
ResumoA questão da invisibilidade guarani no Rio Grande do Sul se assenta em um conjunto de elementos que perpassam a história dessas populações de diferentes formas. Dentre eles se destacam narrativas produzidas por não índios e que apresentam visões recorrentes e idealizadas que têm como referentes expressões do folclore gaúcho. Nos últimos anos
Horiz. antropol.. Publicado em: 2015-12
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2. Imersão em games narrativos
O texto discute as expressões utilizadas para caracterizar a experiência de imersão em games narrativos. O ponto de partida é uma revisão dos significados associados à suspensão de descrença na literatura, no cinema e na televisão, orientada pelo questionamento do mito da audiência ingênua, incapaz de distinguir entre a representação e a realida
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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3. O coro trágico de Pasolini
Na segunda metade da década de 60, entre obras como Édipo Rei (1967) e Medeia (1969), Pasolini projetou realizar um filme-poema "sobre o Terceiro Mundo". Dessa "espécie de documentário, um ensaio", nas suas próprias palavras, foram preservados vários fragmentos em película. Entre eles estão as Notas para uma Oresteia africana (1968-69), uma tentativa
Alea. Publicado em: 2014-12
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4. Mito e automóvel: um estudo interdisciplinar
Este trabalho aborda o estudo da mítica no carro através do cinema simultaneamente passan-do pela história dos automóveis, utilizando como principal embasamento a teoria de Roland Barthes. Relata, entende e dá forma ao mito, explorando-o como fenômeno cultural, estabele-cendo uma relação entre a mítica do automóvel e o cinema. Mostra como o veícul
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2011
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5. Expressividade oral no cinema: diálogos com a fonoaudiologia
Esta dissertação teve como objetivo analisar a questão da expressividade oral no cinema a partir de levantamento temático, que partiu de entrevista aberta, com profissionais do meio. O trabalho do ator nesse meio possui demandas específicas. A elaboração de um filme envolve muitos processos, junto às possibilidades tecnológicas e infra-estrutura. O
Publicado em: 2011
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6. Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : um percurso para o trágico / Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : a route for the tragedy
Esta pesquisa tem como objetivo levantar e analisar os aspectos trágicos do drama cinematográfico de Pier Paolo Pasolini, através da análise da sua produção artística (documentários, ficções, teatro) e também da sua vida. O primeiro capítulo apresenta a biografia do poeta, da sua formação até o início da sua atividade cinematográfica. O segu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2010
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7. Vampiros na literatura: limites do gênero fantasia na série Twilight
Presentes no imaginário humano há séculos, os vampiros encontraram seu caminho para a literatura no final do século XVIII e ali permaneceram durante todo o século XIX, culminando na obra que consolidou o mito literário do vampiro em Drácula, escrito por Bram Stoker. No decorrer do século XX, os vampiros viveram momentos de fama na literatura, por mei
Publicado em: 2010
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8. Os arquétipos dos mitos históricos negros no cinema nacional : uma análise na filmografia de Cacá Diegues
Estudo dos arquétipos dos mitos históricos negros, Zumbi dos Palmares e Chica da Silva, no cinema nacional. O objetivo da pesquisa é analisar como são apresentados os mitos históricos negros no cinema nacional, a partir da expressão dos arquétipos, e verificar como esses reproduzem o preconceito social quanto à raça negra no Brasil procurando, a par
Publicado em: 2010
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9. Inovação pela tradição : narrativa de M. Night Shyamalan em corpo fechado (unbreakable, 2000)
Buscamos analisar como mitologia e quadrinhos se cruzam no filme Corpo Fechado (Unbreakable) de M. Night Shyamalan. Iniciamos investigando a presença do pensamento mítico em nosso inconsciente, condicionando todo agir e pensar humanos. Apontaremos alguns arroubos desses motivos mitológicos no decorrer do tempo, camuflados na arte e na ciência e, por fim,
Publicado em: 2010
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10. Figurações contemporâneas do espaço na literatura
Neste livro abre-se a uma diversidade de acepções que o conceito de espaço abriga nos objetos e cenários literários contemporâneos. O próprio texto como um espaço espacializante, na sua textualidade como corpo ou na visualidade da escrita, configura um espaço de linguagem. O contexto cultural e histórico envolve referências e dados situados em determinados momentos que articulam um espaço de relações com o texto literário. O espaço da institucionalização, com as representações de poder, o espaço social, o espaço como paisagem, nas configurações natural, regional, física e psicológica, e o espaço do mito com suas imagens e sentidos simbólicos, são outras formas de mobilização do conceito. O espaço pictórico, quer como elemento componente da pintura ou como a própria linguagem na composição da escritura, que se vale de técnicas plásticas, também é contemplado, assim como esse tipo de diálogo abriga outros meios e linguagens, como o cinema, a propaganda, a fotografia, nas relações entre as artes. Há também a possibilidade de se rever o objeto literário, em termos de espacialidade, sob essa perspectiva múltipla do olhar contemporâneo. Ou seja, no lugar daquele sentido restrito de categoria estrutural, o conceito incorpora uma visão ampla e metafórica, dentro da qual o próprio texto faz emergir uma concepção e função da espacialidade por meio de suas estratégias de construção. Diante de tantas possibilidades de leitura do conceito, o presente livro reúne textos que abordam aspectos da simbolização espacial em obras literárias que implicam um olhar contemporâneo para essas figurações.
Autor(es):
Editora UNESP. Publicado em: 2010
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11. A entrevista como método: uma conversa com Eduardo Coutinho
O nome de Eduardo Coutinho ocupa páginas centrais na história do cinema documentário brasileiro. Conhecido pelas entrevistas com pessoas anônimas, seus filmes revolucionaram a produção no gênero: ajudaram a derrubar o mito da neutralidade dos documentários e desfizeram a separação entre o diretor e os personagens. As transformações que sua obra i
Psicologia USP. Publicado em: 2009-03
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12. Mediale formen des Faust : von der mündlich tradierten legende zum film
Esta dissertação tem como objetivo investigar as relações entre os media - a imprensa, a fotografia, o filme, a Internet - e a literatura, focalizando especificamente as diversas formas que a matéria Fausto assumiu durante nos últimos 500 anos e suas inter-relações com as outras áreas sociais. Parte-se da convicção que estes medias exercem um pape
Publicado em: 2009