Mito No Cinema
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13. O negro na dramaturgia, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira
O mito da democracia racial brasileira, apesar de intensamente criticado por amplos setores da população negra, persiste até hoje na indústria do cinema e da telenovela. Caracteriza-se como uma poderosa cortina que dificulta a percepção dos estereótipos negativos sobre os afro-brasileiros e provoca a falta de reconhecimento da importância dos atores
Revista Estudos Feministas. Publicado em: 2008-12
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14. RepresentaÃÃes Realistas do SertÃo: do Canto do Mar ao Baile Perfumado
A partir da anÃlise de quatro filmes de longa metragem, interrogaremos qual à a imagem do SertÃo e do sertanejo projetada na tela do cinema. Considerando a vasta cinematografia sobre o assunto, compreendemos que os filmes escolhidos e estudados traduzem uma idÃia de sertÃo amalgamado aos ârealismos e relatos histÃricosâ do seu espaÃo. Alguns filmes
Publicado em: 2008
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15. Ficção científica , cibercultura e pós-modernidade: velocidade e religião no discurso cinematográfico de David Cronenberg videodrome e eXistenZ
A pesquisa foi consagrada ao estudo às produções cinematográficas Videodrome e eXistenZ de David Cronenberg. Essas películas estão inseridas no gênero ficção científica, que, na contemporaneidade, adquiriu características peculiares ao representar o presente com conotações futurísticos, como conseqüência de a técnica estar inserida em todos
Publicado em: 2007
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16. As semioses da dança de Salomé na cultura: pintura, literatura, teatro, cinema
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar dois textos em que o mito Salomé foi traduzido, a saber: a peça de Oscar Wilde, intitulada Salomé (1893), e a adaptação deste drama para a tela cinematográfica no filme A última dança de Salomé (1987), produzido e dirigido pelo cineasta inglês Ken Russell. O estudo da intervenção semiótica entre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2005
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17. A TELA MANCHADA DE SANGUE UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DO MITO DO BANDIDO URBANO NO CINEMA BRASILEIRO / THE SCREEN STAINED BY BLOOD A STUDY OF THE MYTH OF THE REAL URBAN OUTLAW IN THE BRAZILIAN CINEMA.
O presente trabalho busca investigar o mito do bandido urbano e as nuances de sua representação no cinema brasileiro. Analisa um conjunto de 11 filmes da produção cinematográfica dos últimos 50 anos, assim como a origem da construção desse mito na imprensa e sua exploração pela mídia contemporânea.Como pano de fundo, mostra as mudanças no perfil
Publicado em: 2002
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18. Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos "Alegres" no filme "O Triunfo da Vontade", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema. / Movement-image, time images and "Joyful Affects" in Leni Riefenstahls motion picture Triumph of the Will: a study in sociology and cinema.
A tese analisa o filme O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl, a partir das imagens clichês de alegria e felicidade nele presentes. O que se pretende mostrar é como a cineasta utiliza exaustivamente imagens do que é considerado espetacular, extraordinário, harmônico, alegre e feliz. Procedimento que contribuiu, em grande medida, para a divulgaç�
Publicado em: 2001
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19. A presença do simbolo e do mito no mundo contemporaneo : representações no cinema
The author studies the presence of symbols and myths in the contemporary world deriving it ftom an analysis of movies dating ftom this period. The study begins with a review of fonnulations about symbolsand myths, following different authors along the time. He chooses Paul Ricouer s concept of symbol and a conception of myth as a dramatic unfolding of symbol
Publicado em: 2001
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20. A adaptação em Vale Abraão : do romance de Augustina Bessa-Luis ao filme de Manoel de Oliveira
Questionando a prática da adaptação de textos literários para o cinema, neste trabalho se analisa Vale Abraão, fTuto da parceria entre a romancista portuguesa Agustina Bessa-Luís e o cineasta Manoel de Oliveira. Romance publicado em 1991 e posteriormente levado às telas em 1993, em Vale Abraão as possibilidades de reflexão sobre a adaptação se amp
Publicado em: 1999
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21. Mito : o sagrado no cinema contemporaneo : o caso "Dracula" de F. F. Coppola
O presente trabalho pretende trazer à discussão o estudo das mitologias em uma abordagem mais próxima dos meios de comunicação, entendendo o Mito como uma Linguagem Simbólica e verificando sua manutenção enquanto reflexo do Sagrado e modelo exemplar para os seres humanos, tentando desvendar em que medida, nas sociedades contemporâneas, estes mesmos
Publicado em: 1997