Mise En Scene
Mostrando 1-12 de 45 artigos, teses e dissertações.
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1. O artificialismo teatral e crítico de Jean Renoir em A carruagem de ouro
Resumo O artigo investiga o filme A carruagem de ouro (1952), dirigido por Jean Renoir, buscando identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram um artificialismo teatral. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia da obra, abordamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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2. IMAGENS CROMÁTICAS E SONORIDADES CONFLITANTES EM MAPUTO, MERIDIANO NOVO (1976) DE SANTIAGO ÁLVAREZ
Resumo O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
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3. Pina Bausch e Café Müller no Cinema: a mise-en-scène da copresença do corpo e dos olhos fechados
Resumo: O artigo pretende refletir sobre a questão da copresença do corpo dançante no excerto Café Müller, de Pina Bausch, sob o olhar cinematográfico de Wim Wenders em Pina (2011). Como ancoragem teórica, traz-se à cena o ensaísta e cineasta Jean-Louis Comolli ‒ mise-en-scène, representação, copresença ‒ e a filosofia do cinema da diferenç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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4. Ressonâncias entre cinema, cantos e corpos no filme As Hipermulheres
Resumo Neste artigo, propomos uma análise do documentário brasileiro As Hipermulheres (2011) a fim de descrever o modo como os cantos rituais participam da mise-en-scène dos sujeitos filmados e da própria câmera. O filme aborda a realização do Jamugikumalu, o grande ritual feminino do Alto Xingu. Indispensáveis para a realização do cerimonial, os c
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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5. Rever, retorcer, reverter e retomar as imagens: comunidades de cinema e cosmopolítica
Resumo Na esteira da pesquisa que temos realizado, o artigo se propõe a observar comunidades de espectadores em sua aparição concreta em filmes realizados por (ou em coautoria com) diretores indígenas. De fato, quando se retoma essa produção (particularmente no âmbito dos quase trinta anos do projeto Vídeo nas Aldeias), nota-se como, para além de um
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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6. O testemunho na TV: 'Profissão Repórter' e a encenação da encenação
Resumo O texto discute a encenação televisiva do testemunho a partir do Profissão Repórter, programa exibido pela TV Globo. À luz da segunda edição do programa sobre o fechamento do aterro sanitário Jardim Gramacho, na cidade de Duque de Caxias (RJ), em 2012, busca-se examinar o lugar testemunhal ocupado por repórteres e sujeitos inscritos nessa nar
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2015-12
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7. O estilo como elemento ligamentar entre stand-up comedye Literatura
Este trabalho discute uma aproximação entre Literatura e stand-up comedy. O objetivo é investigar os traços de desfamiliarização do discurso contidos no stand-up comedy, do estilo dos seus textos e do que constitui a autoralidade de seus artistas. Vamos examinar o texto do gênero, identificar neles traços deste estilo particular e singularizante e in
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2014-12
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8. As metáforas de Lula : a deriva dos sentidos na língua política
Le présent étude, à partir des présupposés théoriques de l¿Analyse du Discours de Lignée française pecheutienne, fait une investigation sur les Métaphores de Lula (ML), récoltées dans la période de 2002/2006-2006/2010, comme une procédure de discours qui promeut la glissade des sens normalisés d¿une langue politique idéale envers une nouvell
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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9. Quando a violência política entra em cena / The mise-en-scène of the political violence
This Thesis main focus is the analysis of the ways in which political violence can be used and its relations with the Sovereign Power. I argue that there is a link build by the years between the Terrors critics and the emptying of politics, alloying the creation of the idea that one must fear the transformation of social questions into political questions. B
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/05/2011
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10. Branca de Neve multimídia: a personagem na literatura, no cinema e nos quadrinhos
Objetivando estudar a categoria personagem e sua manifestação em três diferentes mídias, este trabalho analisa Branca de Neve e sua construção na literatura, no cinema, e nas histórias em quadrinhos. O corpus utilizado foi o conto Branca de Neve e os sete anões, assinado pelos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm; a animação de 1937, produzida pelos estú
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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11. O Processo do Rei: a história no palco do cinema
Este texto discute as relações entre o cinema e o teatro a partir do conceito de mise en scéne. O que aproxima, e distancia, essas duas formas artísticas? De que maneira o cinema, ao longo da sua história, construiu a sua própria mise en scéne, recorrendo, sobretudo, à montagem? Para aprofundar as questões levantadas pelo texto, irei analisar o film
ARS (São Paulo). Publicado em: 2011
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12. Passado a limpo : a caracterização do protagonista e a representação da história em " O sobrado", de Erico Verissimo, e "Netto perde sua alma", de Tabajara Ruas, e em suas adaptações cinematográficas
The first part of this study analyzes, using a comparative approach, "O Sobrado", a chapter from the historical novel from the State of Rio Grande do Sul entitled O Continente (1949), itself part of the trilogy O tempo e o vento, and its film adaptation, O Sobrado (1956), aiming at establishing relations between the characterization of the main character, Li
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011