Rever, retorcer, reverter e retomar as imagens: comunidades de cinema e cosmopolítica
AUTOR(ES)
Brasil, André Guimarães
FONTE
Galáxia (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-12
RESUMO
Resumo Na esteira da pesquisa que temos realizado, o artigo se propõe a observar comunidades de espectadores em sua aparição concreta em filmes realizados por (ou em coautoria com) diretores indígenas. De fato, quando se retoma essa produção (particularmente no âmbito dos quase trinta anos do projeto Vídeo nas Aldeias), nota-se como, para além de um procedimento ou de um método, projetar filmes a uma comunidade singular ganha o estatuto de dispositivo, com implicações não apenas cinematográficas, mas cosmopolíticas. Em filmes como A arca dos Z’oé (1993), De volta à terra boa (2008), Pirinop – meu primeiro contato (2007), Tava – casa de pedra (2012) e Pele de branco (2012), “comunidades de cinema” se formam e integram a mise-en-scène, forjando uma imagem complexa, na qual o coletivo se reconhece na defasagem de si mesmo.
ASSUNTO(S)
vídeo nas aldeias comunidades de cinema cosmopolítica
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