Miranda Ana 1951
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1. A trama da memória: sobre Ana Miranda, Adriana Varejão e Tatiana Salem Levy
resumo A arte, às vezes, é uma especial elaboração do passado. Não se trata de um passado real - ainda que adote os modos do romance histórico -, mas dos restos da memória e de seu tratamento plástico ou linguístico. Refiro-me a criadoras como as romancistas Tatiana Salem Levy (Lisboa, 1979) e Ana Miranda (Fortaleza, 1951), e a artista plástica Adr
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
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2. Políticas e poéticas da transgressão: corpo e escrita em Ana Miranda, Arundhati Roy e Jeanette Winterson
Nos romances Amrik (1997), de Ana Miranda, O deus das pequenas coisas (1997), de Arundhati Roy, e A paixão (1987), de Jeanette Winterson, criados praticamente na mesma época por escritoras originárias de países distintos - Brasil, Índia e Inglaterra, respectivamente -, políticas e poéticas da transgressão se encontram de várias maneiras. A partir de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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3. Interdiscursividade e constituição sujeitudinal em desmundo de Ana Miranda
Esta pesquisa, intitulada Interdiscursividade e constituição sujeitudinal em desmundo de Ana Miranda, fundamenta-se na teoria da Análise do Discurso francesa, principalmente nos pressupostos teóricos de Pêcheux, em interface com os estudos dialógico-polifônicos de Bakhtin e com as heterogeneidades de Authier-Revuz. Intenta-se demonstrar que a pluralid
Publicado em: 2010
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4. Personagem e voz na figura feminina dos romances de Ana Miranda e José Saramago
Neste trabalho fizemos uma análise da estrutura narrativa dos romances Desmundo de Ana Miranda e Memorial do Convento de José Saramago e das respectivas personagens Oribela e Blimunda. Utilizamos o método comparativo como instrumento de análise com o propósito de promover o diálogo entre as literaturas brasileira e portuguesa. Os romances fazem uma rev
Publicado em: 2007