Políticas e poéticas da transgressão: corpo e escrita em Ana Miranda, Arundhati Roy e Jeanette Winterson
AUTOR(ES)
Alcione Cunha da Silveira
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
18/03/2011
RESUMO
Nos romances Amrik (1997), de Ana Miranda, O deus das pequenas coisas (1997), de Arundhati Roy, e A paixão (1987), de Jeanette Winterson, criados praticamente na mesma época por escritoras originárias de países distintos - Brasil, Índia e Inglaterra, respectivamente -, políticas e poéticas da transgressão se encontram de várias maneiras. A partir de uma perspectiva comparatista, exploro essa dinâmica tendo por base o fato de as obras revelarem uma preocupação equivalente com o entrelaçamento transgressor do corpo e da escrita. Considerando-se a utilização, igualmente comum às três obras, de protagonistas representadas por figuras subversivas, discuto o consequente desenvolvimento de processos de contestação dos sistemas de opressão e subordinação dos sujeitos, em especial o patriarcalismo. Em seguida, examino os movimentos de desordem elaborados, também pela via do corpo e da escrita, nesses textos literários, em suas tentativas de questionar e desestabilizar discursos totalitários. Detenho-me, em especial, na questão da reescrita da história a partir das margens como elemento capaz de possibilitar o aparecimento de vozes comumente silenciadas, e na problematização do conceito gendrado da loucura, que, atravessando tempos e espaços, ainda é usado como um signo de manutenção das relações assimétricas de poder. Objetivando uma leitura contemporânea das narrativas em questão, valho-me, portanto, de uma metodologia bibliográfica dos estudos de gênero, embasada pela crítica literária feminista e pelas teorias psicanalíticas.
ASSUNTO(S)
miranda, ana, 1951- amrik crítica e interpretação teses. roy, arundhati. deus das pequenas coisas crítica e interpretação teses. winterson, jeanette, 1959- a paixão crítica e interpretação teses. literatura teses. poética teses. relações de gênero teses. espaço e tempo teses. feminismo e literatura teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8F6G35Documentos Relacionados
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