Memorias Coletivas
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13. Crônicas em antologias, suas adaptações audiovisuais e os sentidos : o gênero na formação intercultural discursiva em comunicação social = Chronicles in anthologies, their audiovisual adaptations and meanings : the genre in the intercultural discursive formation from the social communications perspective / Chronicles in anthologies, their audiovisual adaptations and meanings : the genre in the intercultural discursive formation from the social communications perspective
Esta pesquisa destina-se ao estudo discursivo da leitura do gênero crônica - suas memórias e seu funcionamento - em duas materialidades. Buscamos compreender o funcionamento na forma escrita - em obras reunidas em antologias, e na forma audiovisual - em crônicas que foram adaptadas a partir de textos que se encontram publicados em antologias e veiculados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/05/2012
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14. MemÃrias da Cidade: RepresentaÃÃes de Fortaleza no Museu do CearÃ. / Memorias de la ciudad: representaciÃn de Fortaleza en Museo de CearÃ.
O trabalho analisa as formas de representaÃÃo de Fortaleza a partir das exposiÃÃes do Museu do CearÃ, instituiÃÃo localizada no centro histÃrico da cidade. Parte-se do princÃpio que os objetos nele expostos expressam traÃos culturais materiais e imateriais da sociedade, motivando reflexÃes sobre o passado e o presente. A pesquisa foi realizada por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
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15. Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora / Actions, experiences and reflections of a teacher-literacy
Do lugar de professora-alfabetizadora-pesquisadora de uma Escola Pública Municipal de Educação Fundamental de Campinas-SP, preocupada em qualificar minha prática, proponho-me narrar o percurso vivido em minha docência, como professora alfabetizadora no período de 2008 e 2009, evidenciando as ações, experiências e reflexões em diálogo com as práti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
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16. Artistas, imagens e cidade: bricolagens poéticas e históricas de Uberlândia
Depuis toujours, plusieurs artistes darts visuels dUberlândia, produisent des images qui représentent bien quelques espaces urbains de cette ville, ce qui donne la possibilité davoir un regard imagé des lieux parfois déjà disparus du quotidien contemporain de la ville. On propose, dans ce travail, une lecture de quatre images conçues par des artistes
Publicado em: 2011
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17. Imagens pintadas de Flávio Scholles : evocadores de memórias e narrativas de vida
O estudo concebe as imagens como privilegiados canais de fluxo das memórias, elas mesmas tomadas como narrativas de memórias. Examina as complexas relações entre memória e imagem. Detém-se na análise dessas relações a partir das obras de pintura do artista gaúcho Flávio Scholles, que desde 1976 desenvolve um trabalho artístico de cunho biográfic
Publicado em: 2010
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18. Conflitos de memória e de identidades no cenário rural: ritualizações e representações de colonos assentados no norte do RS
O texto analisa aspectos do uso da memória coletiva por grupos sociais (no caso assentados, oriundos dos acampamentos da Encruzilhada Natalino e da Fazenda Annoni, na região centro-norte do estado do Rio Grande do Sul) para redefinir e/ou fortalecer sua identidade de sem-terra e enfrentar desafios e conflitos do tempo presente. Objetiva mostrar processos d
Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Publicado em: 2009-06
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19. A música, o conviver e o lembrar : um estudo etnografico entre os músicos da centenária Banda Rossini da cidade de Rio Grande, RS
O presente trabalho consiste numa etnografia junto à Banda Musical Gioachino Rossini, instituição centenária da cidade de Rio Grande-RS. A análise aqui proposta baseia-se no “conviver” e no “lembrar” de seus músicos. No conviver, enfoca-se as interações entre eles e a relação destes com o espaço de sua sede, com a memória e a música. No
Publicado em: 2009
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20. O discurso do pioneirismo e suas representações : Tangará da Serra, MT (1976-1997)
O presente trabalho de pesquisa teve por objetivo central problematizar a construção da história da cidade de Tangará da Serra, Mato Grosso. Analisou-se a construção de uma memória coletiva e o papel dos pioneiros no processo de colonização e formação do município. Nosso trabalho propõe-se a refletir a respeito dos textos históricos e relatos s
Publicado em: 2009
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21. Em busca de vozes perdidas: Lênio Braga, muralismo, "arquivo" e comunicação oral
As idéias que dão forma ao exercício de doutoramento caminham por dois sentidos paralelos: 1) presença viva de tradições orais nos objetos de cultura, reflexão apontada pela máxima africana a cada vez que morre um velho se queima uma biblioteca, mote do projeto e que potencializa a noção do que chamo arquivos de oralidade; 2) reconhecimento de supo
Publicado em: 2009
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22. Vida entre parenteses: a construção das identidades e o reconhecimento social das testemunhas protegidas do RS-PROTEGE
O objetivo deste trabalho é analisar as narrativas e construções discursivas que os usuários do Programa de Apoio e Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas do Estado do Rio Grande do Sul PROTEGE realizam sobre si mesmos no âmbito dessa política pública. Para isso, baseia-se em referências teóricas e analíticas sobre as memórias coletivas,
Publicado em: 2008
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23. Construindo discursos e compartilhando memórias : a década de 70 e a formação de professores de história na Universidade Estadual de Londrina
Este trabalho tem por objetivo analisar a influência do contexto da ditadura militar na formação de 6 (seis) professores da primeira turma de formandos do curso de História, em 1974, da Universidade Estadual de Londrina. Propondo temáticas relacionadas ao processo de formação acadêmica, à opção pela carreira docente e na disciplina escolar Histór
Publicado em: 2008
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24. RELÓGIOS PARADOS, ÁRVORES PARTIDAS Jorge Andrade em rastos de identidade e memória
Este trabalho busca analisar, a partir das dez peças de Jorge Andrade que compõem a coletânea Marta, a árvore e o relógio, como o drama é capaz de sustentar o diálogo entre identidade autoral e identidade cultural como pólos de um mesmo processo de construção da representação cultural brasileira. As representações da memória, feitas pelo drama
Publicado em: 2008