Matrizes Da Linguagem
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13. Modelo para programação visual de matrizes (MVM): uma nova abordagem para visualização, manipulação e programação de algoritmos matriciais.
Para muitos usuários, a programação visual é uma alternativa atrativa às linguagens de programação textuais. Uma das razões para esta atração é que a representação visual de um problema está muito mais próxima com a forma pela qual a solução é obtida ou entendida se comparada à representação textual. Este trabalho apresenta um modelo par
Campinas: Embrapa Informática Agropecuária. Publicado em: 2011
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14. Consciência sintática: prováveis correlações com a coerência central e a inteligência não-verbal no autismo
OBJETIVO: Avaliar consciência sintática, coerência central, inteligência não-verbal, desenvolvimento social e da comunicação, comportamentos e interesses de crianças no espectro autístico e verificar suas prováveis correlações. MÉTODOS: Participaram dez sujeitos diagnosticados dentro do espectro autístico, que utilizavam linguagem oral para a c
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2011
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15. Inteligência em portadores de Neurofibromatose 1.
O problema prático observado, referiu-se aos sintomas clínicos de NF1, que envolviam o desempenho intelectual e as características psicossociais de seu portador, remetendo-nos à interface inteligência Neurofibromatose 1-NF1. Objetivo: Identificar e comparar os índices de inteligência e suas frequências em portadores de NF 1 atendidos no CEPAN. Casuí
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2010
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16. O Curso de Letras da FURB: movimentos curriculares de 1988 a 2008
Esta pesquisa está vinculada à Linha Discurso e Práticas Educativas, no Eixo Temático Educação Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Nesta investigação objetivamos depreender a concepção de linguagem que circulou no curso de Letras da FURB a fim de compr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/02/2010
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17. Matrizes da linguagem e a organização virtual do conhecimento
Os signos e as linguagens foram investigados para a organização virtual do conhecimento por meio dos mecanismos de busca. Fundamentou-se na teoria das matrizes da linguagem-pensamento, postuladas por Santaella (2005), na qual se perscrutou as linguagens sonora, visual e verbal. O objetivo da investigação foi estabelecer uma categorização dos mecanismos
Ciência da Informação. Publicado em: 2010-08
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18. Matrices of protolanguages / Matrizes das protolinguagens
Essa pesquisa apresenta uma proposta inicial de expansão externa das Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. Aplicações na hipermídia (São Paulo Iluminuras/FAPESP, 2001) conforme propostas por Lúcia Santaella, criando duas novas matrizes das protolinguagens (1 qualidade e 2 relação) para formarem uma tríade de matrizes. De acordo
Publicado em: 2010
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19. Implementação de um compilador para software numérico
Este trabalho apresenta proposta e implementação de uma linguagem de programação orientada para usuárias de aplicações técnicas e matemáticas. São discutidas as características da linguagem desde o ponto de vista da aplicabilidade e da facilidade de utilização. É feito um estudo genérico de como as linguagens mais usadas, para este tipo de usu
Publicado em: 2010
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20. Realismo e Vanguardismo no Dogma 95: O lugar do Movimento na história do cinema e suas implicações estéticas e tecnológicas
O trabalho, um estudo sobre o Dogma 95, tem como objetivo principal situar esse movimento na história do cinema a partir da consideração de três matrizes de linguagem cinematográfica: A matriz Realista, a Vanguardista e a Clássica, propondo para ele um lugar entre o Realismo e o Vanguardismo, a partir do estudo centrado em dois de seus filmes: Festa de
Publicado em: 2010
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21. Contos novos, de Mário de Andrade: matrizes hipertextuais de uma célula dramática
O objetivo desta dissertação está centrado na leitura estrutural da antologia de Mário de Andrade, CONTOS NOVOS e seu processo discursivo descontínuo inovador do gênero conto. O corpus escolhido, os contos: Vestida de Preto, O Peru de Natal e O Poço apresenta objetivos específicos: evidenciar a genialidade do autor em relação à proposta estética
Publicado em: 2010
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22. Personagens Negros na Literatura Infanto-Juvenil no Brasil e em Moçambique (2000-2007): entrelaçadas vozes tecendo negritudes
O presente estudo visa a análise dos personagens negros nas narrativas literárias infanto-juvenis publicadas no Brasil e em Moçambique, no período de 2000 e 2007. Partindo da hipótese de que há obras inovadoras no mercado editorial, no que se refere à composição dos referidos seres ficcionais, detivemo-nos sobre dez narrativas ao todo, sendo cinco d
Publicado em: 2010
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23. WORLD OF WARCRAFT: Semioses para produção de envolvimento em jogos eletrônicos
Os MMORPGs são um fenômeno à parte na indústria dos jogos eletrônicos. Possuem um desenvolvimento paralelo, trazendo sempre elementos novos e diferenciados para a cultura dos games. World of Warcraft, lançado em 2004, é o mais expressivo representante do gênero MMORPG, com 11.5 milhões de usuários pagantes no mundo. O jogo é constantemente alvo de
Publicado em: 2010
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24. Análise estática e dinâmica de estruturas reticuladas : ambiente de simulçaão em JAVA / STATIC AND DYNAMIC ANALYSIS OF FRAME STRUCTURES: SIMULATION ENVIRONMENT USING JAVA
Neste trabalho são descritas análises estática e dinâmica em regime elástico de estruturas reticuladas utilizando o método dos elementos finitos (MEF). A superestrutura é modelada para seis famílias de estruturas reticuladas (treliça plana, treliça espacial, pórtico plano, grelha, pórtico espacial e pórtico espacial enrijecido com núcleo estrut
Publicado em: 2010