Marguerite Duras
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
-
1. Poema como partitura, leitor como performer: outro corpo em outro tempo
Resumo Pode-se pensar o poema como partitura por diferentes perspectivas. Neste artigo, a questão será colocada a partir do corpo - corpo que escreve, corpo que lê, corpo que realiza a partitura. A partitura é um escrito que não é, ainda, a obra, mas a notação que permite a um leitor performar a obra, realizá-la num tempo e lugar diferidos em relaç
Alea. Publicado em: 2019-04
-
2. Marguerite Duras/Claude Régy: L'Amante Anglaise, gênese de uma escrita, gestação de um teatro
RESUMO Este artigo tem como objetivo a gênese da primeira encenação de L'Amante Anglaise de Margarite Duras, por Claude Régy, uma feliz gênese, realizada a partir da influência recíproca entre a dramaturgia e a cena. Afronta-se, sem uma resposta exata, uma questão teórica importante para a crítica genética aplicada ao teatro: a obra estudada seria
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
3. Viver o amor como o desespero: a angústia e a mulher / To live love as despair: anguish and the woman
O presente trabalho tem como intuito investigar as possíveis implicações entre a angústia e a mulher. Nosso objetivo principal é pesquisar de que maneira a mulher experimenta a angústia e como este estado afetivo irrompe na vida psíquica feminina. Para tanto, recorremos a uma pesquisa na bibliografia psicanalítica sobre o tema, sobretudo na obra de F
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/06/2010
-
4. As metamorfoses do triângulo: estruturas de relacionamento amoroso nos romances de Marguerite Duras / The metamorphosis of the triangle: structures of loving relationship in Marguerite Duras novels
The objective of this thesis is to study, firstly, the transformations of the loving triangle in relationship in Marguerite Duras novels that portrays the marital crisis: Le Marin de Gibraltar (1952), Les Petits chevaux de Tarquinia (1953), Moderato Cantabile (1958), Dix Heures et demie du soir en été (1960) Le Ravissement de Lol V. Stein (1964). These nov
Publicado em: 2010
-
5. ABOUT IMPOSSIBILITIES AND LIMITS OF REPRESENTATION IN THREE NOVELS BY MARGUERITE DURAS / DE IMPOSSIBILIDADES E LIMITES DA REPRESENTAÇÃO EM TRÊS TEXTOS DE MARGUERITE DURAS
This work aims at verify the implications in Marguerite Duras literary aesthetic by proposing the denial of representation, through transgression to the traditional narrative. Starting from three texts by Duras which dialogue with the cinematographic language Le camion (1977), Le Navire Night (1979) and La maladie de la mort (1983), this work, throughout thr
Publicado em: 2009
-
6. A palavra-buraco: bordaduras em torno de Marguerite Duras
A vasta obra de Marguerite Duras, que transita entre a literatura e o cinema, entre relatos autobiográficos e ficção, expõe sua maneira de tratar a linguagem, através do que se pode nomear de escrita feminina, isto é, uma escrita que comporta e pressupõe a incompletude, as falhas, a falta de linearidade, os buracos e os vazios. A partir de três livro
Publicado em: 2009
-
7. A recepção da obra de Clarice Lispector na França e da obra de Marguerite Duras no Brasil : uma leitura de imaginários
Esta tese se constrói a partir de uma leitura entrecruzada da recepção da obra de Clarice Lispector, na França, e da recepção da obra de Marguerite Duras, no Brasil, com vistas a examinar a inserção das mesmas nos sistemas literários francês e brasileiro, respectivamente. Tal leitura comparada, por centrar-se na análise do deslocamento entre duas
Publicado em: 2009
-
8. Hiroshima Mon Amour e a recepção da critica no Brasil / Hiroshima Mon Amour and the critical reception in Brazil
The first Alain Resnais feature film, Hiroshima Mon Amour was issued in commercial circuit in Brazil in 1960, the year following their debut in France. The film has caused great impact on the specialized criticism motivating many articles in newspapers and magazines. This research embrace the abundant material produced by the Brazilian critic, which was moti
Publicado em: 2009
-
9. As mulheres e seus nomes: Lacan e o feminino / The women and their names: Lacan and the feminine
Contrariamente ao feminismo que resume o feminino a uma construção discursiva histórica e procura atualmente desconstruir o dualismo das diferenças sexuais, considerada obrigatória e restritiva, nesta pesquisa procuramos demonstrar que se A mulher não existe, segundo Jacques Lacan, o feminino insiste não como categoria que daria enfim consistência à
Publicado em: 2009
-
10. A contemporary written in translation - Marguerite Duras: LAmant / Uma escrita contemporânea em tradução - Marguerite Duras: LAmant
Publicado na França em 1984, o romance LAmant de Marguerite Duras foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. Com uma tiragem de mais de três milhões de exemplares, LAmant obteve o Prêmio Goncourt e foi traduzido para quarenta línguas. No Brasil, a primeira tradução, realizada por Aulyde Soares Rodrigues foi publicada em 1985. Mais de vinte
Publicado em: 2008
-
11. Corpo e automutilação na esquizofrenia
O artigo discute o estatuto do corpo na esquizofrenia a partir de reiterados episódios de automutilação. O corpo é abordado a partir das referências freudianas sobre o narcisismo, e de J. Lacan sobre o Estádio do Espelho, propondo tomar o narcisismo como um nó fundamental e discutindo as possíveis conseqüências de uma falha nesta função psíquica
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2006-09
-
12. Marguerite Duras e Jean Jacques Annaud
ormado.
Publicado em: 2004