Literatura E Pintura
Mostrando 1-12 de 78 artigos, teses e dissertações.
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1. Tentando não afundar na lama: impasses da modernidade brasileira
RESUMO A arquitetura desempenhou um papel fundamental na modernidade brasileira. Inequivocamente moderna, não carregava os resíduos de primitivismo e nacionalismo que tanto marcaram nossa pintura e literatura. E se a arquitetura de Oscar Niemeyer sublima seus materiais e os esforços estruturais, o brutalismo da Escola Paulista afirma o materialismo dialé
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. Les Demoiseilles d’Avignon , de Picasso, entre a consagração e a contestação: notas sobre a crítica modernista e as contribuições feministas e pós-colonialistas à abordagem da pintura
O artigo percorre uma parcela da vasta fortuna crítica de Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Picasso, focalizando os pontos de tangência e divergência entre parte da literatura mais canônica sobre a obra e determinadas interpretações que, a partir da década de 1970, tomaram-na como lugar privilegiado para exercer uma drástica revisão de critéri
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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3. Ensaio sobre o diálogo: as relações intertextuais entre José Saramago, Pieter Bruegel e Van Gogh
RESUMO O objetivo deste artigo é demonstrar, com base na teoria de Bakhtin, como se constroem as relações interdiscursivas entre literatura e pintura, mais especificamente entre um diálogo contido na obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e outras obras de arte, como a pintura A parábola dos cegos (1568), de Pieter Bruegel, artista do Renascim
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2017-12
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4. O corpo feminino e seus enigmas: a esfinge na pintura de Franz Stuck
ResumoNeste ensaio, discutirei o problema da representação do feminino nas artes do final do século XIX. Para tanto, partirei da leitura de Bram Dijkstra em Idols of Perversity (1986). Na sequência, refletirei sobre o modo como o imaginário do corpo feminino está associado ao encontro de Édipo e a Esfinge, monstro feminino que oferta enigmas e apresen
Ilha Desterro. Publicado em: 2015-12
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5. Jean-Jacques Rousseau entre uma poética da superfície e a ideia de infância
O propósito desse ensaio é o de indicar o entrelaçamento operado por Jean-Jacques Rousseau entre filosofia, literatura e pintura em alguns de seus escritos para estabelecer um gênero de poética que, entre outras impressões, sugere os princípios estéticos para a compreensão e a condução da infância. Noutras palavras, trata-se de examinar se Rousse
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2015-03
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6. Arte e dor em Frida Kahlo
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A pintora mexicana Frida Kahlo é uma das mais importantes artistas do século XX. Após envolvimento em um acidente automobilístico, permaneceu em repouso para se recuperar das diversas lesões, evento significativo para o alvorecer de sua pintura. O objetivo deste estudo foi apresentar aspectos da biografia e da arte de Frida, b
Rev. dor. Publicado em: 2014-06
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7. Mitate 見立: a retórica japonesa da repetição renovada
A retórica do mitate tem sido discutida nas últimas décadas como central na produção do período Edo, não só no campo da poesia como no da pintura. Almeja-se aqui fazer um estudo monográfico sobre o termo, destacando exemplos literários e pictóricos, bem como uma interpretação sobre os modos pelos quais este artifício retórico permeia a cultura
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-06
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8. Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo
O presente trabalho relata as experiências vivenciadas em um estágio de Psicologia escolar realizado no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O estágio, pautado na Psicologia histórico-cultural, estava vinculado à organização e ao desenvolvimento de uma disciplina intitulada Psicologia: Ciência e Profissão, voltada para o
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2013
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9. Poéticas da visualidade em João Cabral de Melo Neto e Joan Miró: a poesia como crítica de arte / Poetics of visuality in João Cabral de Melo Neto and Joan Miró: poetry as art critic
A tese focaliza alguns dos principais poemas de João Cabral de Melo Neto desenvolvidos como crítica poética. O mote da investigação é a construção de uma lírica crítico-discursiva, uma produção artística que avalia a arte com os termos, os instrumentos da própria arte. Esta perspectiva analítica é deflagrada pelos primeiros românticos (Schle
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2012
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10. Le chef-doeuvre inconnu de Honoré de Balzac e a representação artística: literatura e pintura
No presente estudo, que tem como corpus de análise a obra francesa Le chef-doeuvre inconnu, de Honoré de Balzac, articulada as produções pictóricas advindas da própria obra mediante os personagens-pintores reais e ficcionais, Frenhofer, Poussin e Porbus, pretende-se demonstrar como a representação artística, tanto na literatura, quanto na pintura, s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/07/2012
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11. Modernismo de pés descalços: Mário de Andrade e a cultura caipira
Depois das "palavras em liberdade" de Pauliceia desvairada, Mário de Andrade inaugurou, nos anos de 1920, uma nova fase de sua obra literária, que correspondia a uma reorientação do próprio Modernismo brasileiro: a busca da "contribuição milionária de todos os erros" (Oswald de Andrade, "Manifesto Pau Brasil"). Contra as regras da gramática e do dis
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2012-09
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12. Lugares e personagens do universo buarqueano / Place and characters of the buarqueano universe
A partir da década de 1970, a ciência geográfica passou a entender que seus conceitos, suas categorias analíticas, bem como seus objetos de pesquisa poderiam se utilizar dos discursos literários, em suas diversas possibilidades, incluindo o cinema, a pintura e, até mesmo, a música. Compreender os lugares a partir dos panoramas narrados pelos literatos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/09/2011