Letras De Musica
Mostrando 1-12 de 118 artigos, teses e dissertações.
-
1. Otras voces de la locura cantada: usos y significados de la locura en la subcultura punk española (1981-2010)
Resumen El estudio de las descripciones de los trastornos mentales en la música es escaso, pese a que la reproducción de visiones estigmatizantes puede afectar la búsqueda de tratamiento. El propósito de este artículo es describir los usos y significados de la locura en el punk español como base para la comparación con otros ámbitos. Análisis de con
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2021-06
-
2. Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais
Resumo O presente artigo tem o objetivo de discutir e descrever estratégias didáticas durante a realização de um projeto de música em uma disciplina de língua alemã como língua adicional (LA) em contexto universitário. Tendo em vista a importância da inclusão de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de LAs, bem como da promo
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2021-04
-
3. “Nos e fidju la di gueto, nos e fidju di imigranti, fidju di Kabu Verdi”: estética, antirracismo e engajamentos no rap crioulo em Portugal
Resumo Ao longo de décadas, o rap tem sido central na construção de um discurso antirracista em Portugal. Com músicas a denunciar a violência policial, a exclusão social, o legado colonial e o racismo, os rappers negros das periferias de Lisboa desempenham um papel de vanguarda na luta contra a opressão racial, particularmente aqueles que cantam em cr
Soc. estado.. Publicado em: 2021-04
-
4. La nueva canción evangélica (1986-2012): la influencia de Marcos Witt en la música y los músicos evangélicos
Resumen: Se describen los elementos que hicieron de Marcos Witt, uno de los músicos evangélicos más relevantes en el desarrollo de lo que aquí denominamos “la nueva canción evangélica”. Igualmente, se expone cómo su producción musical, asociada al contexto del fenómeno evangélico, y de la globalización de la industria musical, influyó en el s
Relig. soc.. Publicado em: 2020-12
-
5. Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira
Resumo O presente artigo visa refletir sobre práticas didáticas comunicativas e interculturais no ensino de alemão como língua estrangeira. No sentido de trabalhar língua e cultura de maneira integrada, atentando especialmente nas necessidades comunicativas e interesse dos aprendizes, desenvolveu-se o projeto Novela, na disciplina Língua Alemã II, do
Pandaemonium ger.. Publicado em: 22/07/2019
-
6. EM LETRAS E RITMOS: VISÕES DE ESCOLA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO SAMBA BRASILEIRO (1930-1950)
RESUMO: Este artigo analisa o modo como questões ligadas ao analfabetismo, escola, educação e experiência foram tratadas em canções compostas por sambistas brasileiros que se autodenominavam “malandros”. Dialogando com a história social inglesa, particularmente com os trabalhos de E. P. Thompson, considera que este cancioneiro constitui fonte hist
Educ. rev.. Publicado em: 22/10/2018
-
7. “Taca cachaça que ela libera”: violência de gênero nas letras e festas de forró no Nordeste do Brasil
A violência contra a mulher é, antes de tudo, uma questão de valores culturais hierárquicos de gênero produzidos socialmente. Desse modo, esta pesquisa buscou compreender os sentidos atribuídos à violência sexual contra a mulher expressa nas letras de forró por rapazes adolescentes residentes na periferia de Fortaleza, Ceará, Brasil. Partimos da et
Cad. Saúde Pública. Publicado em: 08/03/2018
-
8. O “Tantum ergo virado acalanto”: o vigor da brasilidade
RESUMO Fonte Boa/ Foi aqui que ouvi um Tantum ergo virado acalanto que relatei no Compêndio”. Esse é o conteúdo de um lembrete autógrafo de Mário de Andrade, fixado ao texto datiloscrito do dia 14 de junho nos originais de O Turista Aprendiz. A análise da inserção desse lembrete no corpo da obra acima mencionada e a análise da narrativa dessa expe
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
-
9. TEXTO E CONTEXTO DA MÚSICA NO SANTO DAIME: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOÇÃO DE "EU"
Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre a centralidade da música nos rituais do Santo Daime. Nesta vertente religiosa de origem amazônica, algumas cerimônias atravessam a noite, com adeptos entoando centenas de cânticos de louvor. Um determinado hinário (conjunto de hinos cantado nessas ocasiões) pode ser interpretado como a biografia de seu d
Mana. Publicado em: 2016-08
-
10. Sonoridades da vida conjugal registradas em versos de canções brasileiras produzidas entre 1940 e 1960
O objetivo do presente estudo foi identificar elementos de representações sociais de casamento, marido e esposa, presentes em letras de canções populares gravadas nos anos de 1940 e 1950. Foram selecionadas 306 letras de canções, a partir de consulta a acervos particulares. Na análise dos dados foi utilizado o softwareAlceste, que apontou a existênci
Estud. psicol. (Campinas). Publicado em: 2015-09
-
11. Adolescência e Tendência Antissocial: o Rap como Expressão de uma Privação Emocional
O presente estudo objetiva refletir sobre a tendência antissocial no adolescente/jovem, por meio da análise do conteúdo descrito nas letras de músicas de rap brasileiro, as quais em geral surgem carregadas de revolta, inconformismo, denúncias sociais e esperança. A pesquisa se caracteriza como exploratória, documental e qualitativa. Para tanto, foi re
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2015-06
-
12. O som do ódio: explorando o uso das letras da música hatecore como estratégia de recrutamento pelo Movimento da Força Branca
Este estudo utiliza a “Grounded Theory” para examinar o uso de letras de músicas hatecore como uma Comunicação estratégica para difundir ideologia skinhead. Os resultados indicam que as letras retratam as minorias étnicas e religiosas, e os homossexuais como inferiores e subumanos. Os judeus, o governo e os brancos que se opõem à ideologia skinhea
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2014-12