Jogos Teses
Mostrando 1-12 de 57 artigos, teses e dissertações.
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1. A VIDA COTIDIANA E AS BRINCADEIRAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
RESUMO: Discute-se se e de que forma a atividade lúdica tem integrado o currículo de primeiros anos do ensino fundamental. Para tal, apresentam-se resultados de pesquisa bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), articulados a resultados de pesquisa empírica, realizada em uma turma de primeiro ano de uma e
Cad. CEDES. Publicado em: 2017-08
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2. A teoria do jogo de Elkonin e a educação infantil
O artigo é um estudo bibliográfico que analisa as teses centrais da Teoria Histórico-Cultural do Jogo desenvolvida por D.B. Elkonin e colaboradores. O objetivo é identificar elementos que possam subsidiar a organização da educação na infância tendo o jogo como atividade-guia. As teses configuram uma sólida teoria sobre o jogo infantil, apresentando
Psicol. Esc. Educ.. Publicado em: 2014-06
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3. Música na educação infantil: um mapeamento das práticas pedagógico-musicais na rede municipal de ensino de Belo Horizonte.
Na observância da lei de inclusão da música na educação básica do nosso país e com a consequente necessidade de se construir propostas de educação musical adequadas à realidade brasileira, torna-se imprescindível esclarecer a real situação do ensino da música na escola regular. Diante deste contexto, esta pesquisa buscou mapear o ensino de mús
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2012
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4. Noções de irracionalidade na psicologia das massas
A presente investigação teve por objeto o estudo de possíveis noções de irracionalidade nas teorias de alguns dos autores pioneiros da Psicologia Social, então nomeada Psicologia das Massas. Supô-se que a presença de uma noção de irracionalidade nessas teorias poderia ser indício de um movimento histórico mais amplo, descrito como uma guinada em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/05/2012
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5. Mecanismos cooperativos: adotando estratégias diferentes contra oponentes distintos no dilema do prisioneiro
A cooperação tem sido amplamente estudada no contexto da teoria evolutiva de jogos em populações estruturadas em redes de interação. Nos modelos usuais os indivíduos adotam uma mesma estratégia contra todos os seus vizinhos. Mas o que acontece quando os jogadores adotam estratégias diferentes contra oponentes diferentes? Nós estudamos essa questão
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/01/2012
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6. O Phármakon da democracia eletrônica na gestão territorial urbana
A globalização continua fragmentando o espaço, tornando-o ora homogêneo ora heterogêneo. A cidade é lócus essencial da dinâmica global uma vez que está configura em rede, embora em posições diferenciadas na hierarquia urbana. Estar em rede significa possuir um caráter de ligação, conexidade que irá atuar na produção do espaço na ou reconfig
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/10/2011
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7. As cantigas de roda na Creche Jardim Felicidade - cenário vivo para o Exercício do olhar: um estudo autoetnográfico
As cantigas de roda e suas implicações na educação infantil são a gênese dessa dissertação, nascida da experiência de onze anos dedicados ao ensino da música na Creche Comunitária Jardim Felicidade, região norte de Belo Horizonte. Interessado em compreender por quais motivos elas são tão vivas e tão essenciais à evolução humana, faço um ex
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2011
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8. Parâmetros para a emulação do comportamento de clown por um personagem de jogo eletrônico
Este trabalho investiga os parâmetros para a programação de um personagem virtual autônomo de jogo eletrônico, apresenta e questiona a possibilidade da aplicação de teorias do humor à sua arquitetura de informação. Particularmente, buscou-se estabelecer recursos que contribuam para a criação de um personagem orientado para a emulação verossími
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
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9. Análise dos fatores de estresse e de recuperação e sua relação com a ocorrência de lesão em atletas de voleibol de alto rendimento
No voleibol de alto nível, os atletas estão sujeitos a altos riscos de desenvolver lesões devido ao aumento do estresse físico, psíquico e social durante a temporada. Atletas profissionais são submetidos a longos e intensos períodos de treinamento, o que pode dificultar o seu processo de recuperação. A forma como os atletas percebem e lidam com o es
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/08/2011
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10. Influência do movimento de pressão lateral na resistência à torção e à fadiga de instrumentos ProTaper Universal
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do movimento de pressão lateral, durante o uso clínico múltiplo, na resistência à torção e à fadiga de instrumentos rotatórios de NiTi ProTaper Universal. Vinte jogos de instrumentos novos foram ensaiados até a ruptura em máquina de torção (n = 10) e em dispositivo de fadiga (n = 10), para determ
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/07/2011
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11. O jogo digital: a linguagem computacional e a linguagem cinematográfica na criação e construção dos jogos
O objetivo desta dissertação é estabelecer aproximações e distanciamentos entre a linguagem do cinema e a linguagem dos jogos digitais. Para tal, primeiro, estudou-se sobre o desenvolvimento histórico da linguagem computacional, base de todos os sistemas informativos digitais. Para o estudo da linguagem do cinema e do jogo, realizou-se uma pesquisa com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2011
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12. Indicadores de qualidade da informação em sistemas baseados em Folksonomia: uma abordagem semiótica
O estudo teve por objetivo geral realizar a identificação, a sistematização e a análise das concepções que norteiam a composição dos indicadores de qualidade da informação em ambientes digitais colaborativos a fim de compreender o lugar atribuído à linguagem na validação dos conteúdos informacionais. A hipótese inicial é de que ante o aspec
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/06/2011