Análise dos fatores de estresse e de recuperação e sua relação com a ocorrência de lesão em atletas de voleibol de alto rendimento

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

04/08/2011

RESUMO

No voleibol de alto nível, os atletas estão sujeitos a altos riscos de desenvolver lesões devido ao aumento do estresse físico, psíquico e social durante a temporada. Atletas profissionais são submetidos a longos e intensos períodos de treinamento, o que pode dificultar o seu processo de recuperação. A forma como os atletas percebem e lidam com o estresse e a recuperação pode apresentar uma relação com a ocorrência da lesão. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores de estresse e de recuperação de atletas de alto rendimento de voleibol em seis diferentes momentos de treinamento (C1, C2, C3, C4, C5 e C6) e relacioná-los com a ocorrência de lesão ao longo de uma temporada competitiva de seis meses. Participaram do estudo 18 atletas de voleibol, com idade média de 26,44 (±5,66) anos, da categoria adulta, que realizaram treinamentos diários junto à comissão técnica e que participaram da Superliga Nacional de Vôlei Masculino 2010/2011. Foi utilizado o questionário RESTQ-76 Sport para a análise dos fatores de estresse e de recuperação, a escala CR-10 de Borg para a percepção do esforço após o treinamento e o registro de lesões. Foram monitorados o número, as durações de treinos e competições e os resultados dos jogos. Durante a temporada, foram registradas 64 lesões, sendo 15 lesões pelo mecanismo de trauma e 49 por overuse. Não houve diferença na percepção de estresse e de recuperação entre os diferentes momentos de coleta para o mecanismo de lesão por trauma. Houve diferença significativa para o mecanismo de lesão por overuse para a dimensão de recuperação geral na comparação dos momentos C5-C6 (p=0,003) e para a dimensão de recuperação específica na comparação dos momentos C4-C5 (p=0,000) e C5-C6 (p=0,000). Entre os grupos de lesão, não houve diferença na percepção de estresse e de recuperação, em cada momento de coleta. Foi encontrada uma relação entre a dimensão do estresse geral e o número total de lesões (r=0,84; p=0,033). Foi observado que os resultados dos jogos obtidos na competição se mostraram como um fator importante para a variação dos níveis de estresse e de recuperação, assim como para a ocorrência de lesões durante a temporada competitiva.

ASSUNTO(S)

stress (psicologia) teses. stress (fisiologia) teses. voleibol treinamento técnico teses. atletas ferimentos e lesões teses. educação física teses.

Documentos Relacionados