Jogos Teses
Mostrando 13-24 de 57 artigos, teses e dissertações.
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13. Avaliação da educação em grupos operativos com usuários diabéticos tipo 2 em Unidades Básicas de Saúde - Belo Horizonte - MG
Este estudo objetivou avaliar os efeitos da educação em grupos operativos com usuários com diabetes tipo 2 em relação aos conhecimentos e às práticas de autocuidado associado ao exercício físico e plano alimentar. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvida junto a 32 usuários com diabete
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/06/2011
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14. Um estudo sobre os requisitos de jogos de simulação usados no ensino de engenharia de software
Jogos de simulação são uma abordagem interessante para o ensino de Engenharia de Software. Uma razão para sua adoção é que existem alguns experimentos que dão evidências que o jogo de simulação pode ser uma ferramenta efetiva para a melhoria do aprendizado, o entendimento de assuntos complexos, e a melhoria da motivação dos estudantes. Uma quest
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/06/2011
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15. Transbordamentos: elementos para uma cartografia dos campos cegos nos jogos da arte / Overflows: elements for a mapping of the blind fields in art sets
O trabalho explora a dinâmica dos jogos plásticos nas artes e das operações de suas obras enquanto máquinas de visão, dispositivos através dos quais determinados aprendizados se desenvolvem enquanto promovem certos processos de invisibilização. Entre negociações dos modos de ver se instaura a instituição do estatuto coletivo do visível. Fatores
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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16. Análise das percepções da qualidade de vida, do estresse e da recuperação de atletas de voleibol de diferentes categorias
O treinamento desportivo é um processo complexo, regular e planificado que objetiva a melhoria do desempenho do atleta. Quando bem orientado, propicia benefícios biológicos, psicológicos e sociais. Ao contrário, na falta de conscientização a respeito da dosagem e dos limites da prática, o esporte pode acarretar prejuízos à saúde e à qualidade de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2011
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17. À sombra das chuteiras virtuais: futebol e lazer nas quatro linhas do jogo eletrônico
Este trabalho teve por objetivo a investigação das relações que emergem do futebol no contexto do jogo virtual. Especificamente, buscou-se identificar, junto aos jogadores da Federação Luziense de Futebol Digital FLFD, as vivências que circundam esse jogo, assim como as relações estabelecidas entre esses sujeitos e o futebol, virtual e não virtual.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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18. Validade ecológica de um simulador de voo para PC no uso de inglês como L2
Esta pesquisa teve como objetivo verificar a validade ecológica de um jogo simulador de voo para PC como ferramenta de suporte para o estudo do uso situado de inglês como L2 por pilotos. Com o amparo da teoria da cognição distribuída, buscou-se primeiro compreender como os processos representacionais de instruções específicas do controle de tráfego
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2011
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19. Os Jogos MMORPG como Auxiliares no Processo de Aquisição de Língua Inglesa
O desenvolvimento e popularização de recursos computacionais e tecnológicos nos últimos anos trouxeram novas possibilidades e potenciais de interação aos seus usuários. Dentre essas possibilidades, uma, ainda pouco explorada nesse campo, é a utilização de jogos eletrônicos comerciais (ou games) atuando como ferramentas auxiliares na aprendizagem,
Publicado em: 2011
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20. Análise do jogo "IN.DICA.SUS - o perfil da gestão em saúde": em busca da formação de profissionais críticos e reflexivos
O presente estudo é um subproduto do Projeto de Pesquisa Pós-doutoral Recriar-se - Reconstrução de conhecimentos por meio da arte, do lúdico e de tecnologias educativas na saúde (PIRES, 2010), desenvolvido no Núcleo de Estudos em Promoção e Educação em Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), Universidade de Brasília, em articulação com a Escola
Publicado em: 2011
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21. Um sistema de apoio ao jogador para jogos de estratégia em tempo real
Apesar da crescente popularidade dos jogos de Estratégia em Tempo Real (RTS) como plataforma para pesquisa em Inteligência Artificial (IA), os trabalhos tendem a focar na criação de um agente inteligente (ou, neste caso, bot) capaz de ganhar um jogo RTS ou a implementar alguma das competências de um jogador de RTS em algum bot. Outras abordagens usam ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/05/2010
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22. Jogos de Paixão: uma abordagem discursiva das emoções nos títulos do jornalismo esportivo mineiro
Este trabalho teve como objetivo compreender a natureza das emoções comunicadas pelos títulos do jornalismo esportivo mineiro. Por meio das ferramentas da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2008) e das propostas para o estudo discursivo das emoções desse mesmo teórico (CHAURAUDEAU, 2002) e de Emediato (2007), propomo-nos a fazer uma análi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/03/2010
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23. Roda de capoeira: rito espetacular
Esta dissertação toma como objeto a capoeira e sua potencialidade cênica. Com uma aproximação do campo da etnocenologia, o estudo aborda a capoeira e analisa alguns de seus aspectos. Além do referencial teórico consultado, esta pesquisa também se baseou na vivência em rodas e aulas de capoeira do Grupo Bantus Capoeira (do qual do qual a autora é in
Publicado em: 2010
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24. A educação física e as danças populares brasileiras de matriz africana e indígena: reflexões sobre as leis 11.645 e 10.639
A mudança da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) inserindo as leis 11.645/08 e 9.639/03 tornou obrigatório o ensino da cultura e da historia de Negros e Índios entre três disciplinas: História, Literatura e Artes. Este trabalho visa questionar se a Educação Física não poderia estar inserida nestas leis considerando que o movimento (como a dança, as lut
Publicado em: 2010