Jogos No Ensino De Matematica
Mostrando 1-12 de 62 artigos, teses e dissertações.
-
1. Invenções robóticas para o Tratamento de Parkinson: pensamento computacional e formação matemática
Resumo Nosso objetivo é identificar e analisar as características do Pensamento Computacional para a formação matemática de estudantes ao longo da produção de jogos digitais e dispositivos robóticos destinados ao tratamento de sintomas da doença de Parkinson. Norteados pela metodologia de pesquisa qualitativa, a produção de dados foi realizada com
Bolema. Publicado em: 2021-01
-
2. Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
Resumo: A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal).
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2017-06
-
3. Autorregulação e situação problema no jogo: estratégias para ensinar multiplicação
Resumo O conceito de multiplicação na matemática nem sempre é apreendido pelo aluno devido à utilização de práticas pedagógicas convencionais. A partir desta constatação, partimos da tese de que situações ativas, promotoras de autorregulação por meio da resolução de problemas presentes nos jogos, podem ser uma proposta efetiva na construçã
Psicol. Esc. Educ.. Publicado em: 2017-04
-
4. Práticas Laborais nas Salas de Aula de Matemática da EJA: perspectivas e tensões nas concepções de aprendizagem
Neste artigo, contemplamos intrincados jogos de intencionalidades e tensionamentos que se forjam nas – e que forjam as – práticas de numeramento na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA); em particular, focalizamos jogos que mobilizam práticas laborais de estudantes adultos da Educação Básica, posicionados ora como trabalhadores que estudam, o
Bolema. Publicado em: 2014-12
-
5. Ensino da matemática a alunos com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos
A inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA representa tanto um avanço quanto um desafio frente ao processo ensino-aprendizagem; e, quando tratamos da adaptação curricular para o ensino de Matemática a este alunado, estamos diante da construção de novas possibilidades educacionais. Este estudo teve como objetivo conhecer as prá
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2014-12
-
6. O USO DOS JOGOS DE LÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
O presente artigo visa analisar o uso dos jogos de lógica como ferramenta de auxílio no ensino da matemática, em que através de avaliações escritas e o uso de jogos de lógica, buscou-se ajudar os professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, da respectiva disciplina. Ao final, concluiu-se que esses jogos puderam contribuir no ensino dessa m
Publicado em: 17/03/2014
-
7. O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental
Foram analisadas relações entre uso do computador, motivação e desempenho em prova de conteúdos de matemática em estudantes do ensino fundamental. O delineamento foi quase experimental, com um grupo experimental e dois de controle. No pré-teste foram avaliados o conhecimento de conteúdos matemáticos e a motivação para vir à escola, por meio da Es
Psicol. Reflex. Crit.. Publicado em: 2013-12
-
8. Jogos pedagógicos para o ensino de funções no primeiro ano do Ensino Médio
Neste trabalho, são relatados e analisados os resultados da aplicação de um produto educacional a alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. A elaboração do produto educacional, constituído por quatro jogos abordando o conteúdo de funções, teve como objetivo verificar se a utilização dessa estrat
Bolema. Publicado em: 2013-08
-
9. Reflections on the importance of games in mathematics education / ReflexÃes sobre a importÃncia do jogo na educaÃÃo matemÃtica
A presente dissertaÃÃo tem como objetivo apresentar reflexÃes referentes à importÃncia do jogo como recurso didÃtico na educaÃÃo matemÃtica, fundamental à matriz curricular dos cursos de formaÃÃo inicial das Universidades, que proporcionarà uma preparaÃÃo mais adequada aos futuros professores da disciplina. O ensino da MatemÃtica, atualmente,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
-
10. Fatores protetivos e o jogo de regras rummikub : um estudo com alunos do 6° do ensino fundamental
A presente pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo Rummikub. Assumindo o aporte teórico-metodológico de Jean Piaget, o jogo é entendido como um espaço de interação e de possíveis trocas no qual os aspe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
-
11. BLACK QUOTA EX-STUDENTS AT UERJ (STATE UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO): THE DISCREDITED AND ACADEMIC SUCCESS / EX-ALUNOS NEGROS COTISTAS DA UERJ: OS DESACREDITADOS E O SUCESSO ACADÊMICO
O objetivo da pesquisa realizada foi conhecer e analisar a compreensão pessoal da trajetória universitária de ex-alunos autodeclarados negros que acessaram vagas universitárias na UERJ na condição de alunos beneficiados pelas ações afirmativas, modalidade cotas, e que chegaram à formatura. Optando por uma abordagem do tipo qualitativa, foram realiza
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
12. Procedimentos de contagem de pontos em um jogo com conteúdo matemático
Os alunos apresentam grandes dificuldades na matemática, particularmente no conteúdo dos números inteiros. Diversos trabalhos demonstram como jogos auxiliam na construção de conhecimentos. Assim, esta pesquisa verificou, por meio de um jogo com números inteiros, procedimentos utilizados para realizar as operações de contagem de pontos. Participaram 3
Psicologia Escolar e Educacional. Publicado em: 2012-06