Jogos De Empresa
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13. FINANÇAS COMPORTAMENTAIS EM DECISÕES DE JOGOS DE EMPRESA NA GRADUAÇÃO DA UMESP
Os 799 discentes presenciais cursando entre o 5 a 8 semestre que utilizam os jogos de empresas, inclusos nas 225 empresas ativas distribuídas entre os cursos de Administração geral; Comércio exterior; Administração financeira; Ciências contábeis e Ciências econômicas no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo, foram submetidos a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/11/2011
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14. Os efeitos do risco e do benefício sobre a confiança em decisões relacionadas ao orçamento de investimento de capital: um estudo experimental
Um dos pressupostos fundamentais dos estudos clássicos em economia é que as pessoas agem em seu próprio interesse e desviar deste princípio é fuga da racionalidade. Em situações sociais, agir em torno do auto-interesse pode gerar prejuízos para todos os envolvidos. Analisa-se neste estudo uma situação de decisão na qual há dois interesses em jogo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 201108
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15. Jogos de empresa: aplicação à gestão da qualidade no ensino superior de química
Business games have become a popular choice of pedagogical technique for teaching in higher education. The objective of a business game is to offer students the opportunity to learn by doing, engaging them in a simulated experience of the real-world. This paper discusses how a business game has been played by undergraduate chemistry students in a Quality Man
Química Nova. Publicado em: 2011
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16. Matriz para a análise do uso de tecnologias recentes que potencializam os benefícios pedagógicos nos jogos de empresas
O uso dos jogos de empresas como ferramenta de apoio ao ensino ao longo dos anos tem contribuído para diminuir a distância entre a formação dada pelos cursos de Administração e as expectativas do mercado de trabalho. No entanto, todo esse contexto de mudança e revolução da comunicação cria a necessidade de revisão dos jogos para que o seu status
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/12/2010
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17. A contribuição para a formação do profissional contábil proporcionada pelo ensino mediante jogos de empresa
O papel da contabilidade é transformar a informação em uma ferramenta útil no processo de gestão das organizações. Cabe ao profissional contábil contribuir para que isso ocorra, procurando se adaptar as novas exigências do mercado. Assim, o presente estudo teve por objetivo identificar quais as contribuições proporcionadas para a formação do pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2010
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18. A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS DE EMPRESA PARA O ESTUDO DA ANÁLISE DE INVESTIMENTO / THE CONTRIBUTION THE BUSINESS GAME FOR THE SDUDY OF INVESTMENT ANALYSIS
O presente trabalho apresenta uma metodologia de análise de investimentos a ser aplicada no jogo de empresa Metaltec, com o objetivo de facilitar o aprendizado dos principais métodos de análise de investimento. Os jogos de empresa contribuem para esse estudo, pois aproximam o jogador da realidade, aperfeiçoando o aprendizado nas áreas gerenciais, como f
Publicado em: 2010
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19. Marketing esportivo do Banco do Brasil : análise do modelo utilizado no voleibol e sua aplicabilidade aos demais esportes para os jogos olímpicos de 2016
O presente trabalho foi desenvolvido junto à empresa Banco do Brasil S/A e compreende um estudo de caso voltado ao modelo de marketing esportivo aplicado na modalidade Voleibol. Partindo desse modelo, desenvolveu-se um estudo a fim de verificar a viabilidade de sua implementação junto aos demais esportes integrantes dos Jogos Olímpicos. O Banco do Brasil
Publicado em: 2010
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20. Percepção de atributos nos jogos eletrônicos pelo mercado feminino : l uma análise crítica dos jogos da Tectoy Desenvolvimento Digital
O objetivo desta monografia é identificar quais atributos a empresa Tectoy Desenvolvimento Digital deve priorizar na criação de um jogo eletrônico destinado ao mercado feminino. O segmento dos jogos eletrônicos carece de pesquisas mercadológicas, principalmente quando se trata de mercados específicos, a exemplo do mercado feminino. Neste sentido, trab
Publicado em: 2010
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21. IPOs e a maldição do vencedor: teste da influência do aquecimento do bookbuilding no retorno de longo prazo de ofertas públicas brasileiras de 2004 a 2009 / IPOs and Winners Curse: test of the effect of bullish bookbuildings in the long-term return of Brazilian IPOs from 2004 to 2009
A abertura do capital tem um grande valor estratégico para as empresas e, portanto, torna-se crucial para elas, e demais participantes desse mercado, compreender os fatores que podem afetar os resultados desse processo crítico no longo prazo. O objetivo deste trabalho é, através de paralelos entre a Maldição do Vencedor e o processo de um IPO, testar a
Publicado em: 2010
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22. Recursos e capacidades fontes de vantagem competitiva e fatores de sucesso de projetos de softwares : um estudo de caso a partir da visão baseada em recursos
Buscou-se com este estudo de caso qualitativo e descritivo compreender como recursos e capacidades fontes de vantagem competitiva associam-se aos fatores de sucesso de projetos na Ômega Softwares. Assim denominada para fins desse trabalho, a Ômega Softwares é uma empresa desenvolvedora de jogos eletrônicos e que vem diversificando seu negócio aplicando
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2009
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23. Incentives to the decision of reorganization of the distressed firm: a game-theoretic analysis / Incentivos à decisão de recuperação da empresa em crise: análise à luz da teoria dos jogos
Esta dissertação de mestrado utiliza metodologia de direito e economia para apresentar modelo teórico construído a partir do ferramental disponibilizado pela teoria dos jogos. O modelo é desenhado com o objetivo de analisar as estratégias para tomada de decisão de devedores e credores sobre o pedido de falência e recuperação da empresa em crise no
Publicado em: 2009
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24. Instituições eletrônicas nos desenvolvimento de jogos de empresa para a capacitação de coordenadores de cursos de graduação
A gestão de cursos de graduação, no âmbito da coordenação de curso, está relacionada à execução de práticas que visam à melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, o que se observa, na maioria dos casos, é que os gestores não apresentam conhecimento aprofundado sobre os processos que estão sob sua responsabilidade, no qu
Publicado em: 2009