Jogos Criticos
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Conteúdo sobre drogas em jogos para dispositivos móveis
RESUMO Objetivo Analisar o conteúdo sobre drogas de jogos para dispositivos móveis. Método Estudo exploratório de abordagem qualitativa. Tomaram-se por referência a crítica da saúde coletiva ao ideário da educação proibicionista e os fundamentos da educação emancipatória na área de drogas. A partir de critérios de inclusão e exclusão, se
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 14/10/2019
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2. A utilização de jogos e simulações de empresas nos cursos de graduação em administração no estado da Bahia
Este artigo apresenta um panorama sobre a utilização dos jogos de empresas na graduação em Administração pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado da Bahia. Observa-se um crescente interesse de professores, no País e no Estado, na aplicação de jogos para a formação profissional do administrador. O aumento do interesse por essa técni
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre). Publicado em: 2012-08
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3. Joca Reiners Terron ou a imaginação crítica: poéticas da leitura em Sonho interrompido por guilhotina / Joca Reiners Terron ou a imaginação crítica: poéticas da leitura em Sonho interrompido por guilhotina
O presente trabalho se propõe à análise da obra Sonho interrompido por guilhotina (2006), do escritor mato-grossense Joca Reiners Terron, considerando-a nos jogos críticos realizados por suas narrativas. Para isto, concentra-se nas apropriações dos escritores Valêncio Xavier, José Agrippino de Paula, Glauco Mattoso e Raduan Nassar, que emergem como p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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4. O despertar para a leitura por meio de mídias digitais
A importância da leitura na formação de cidadãos críticos e reflexivos sempre foi inquestionável. Normalmente, a leitura oferece autonomia a qualquer indivíduo para que ele viva em sociedade. Restringindo tal realidade ao plano educacional, se no passado a escola conseguiu levar significativa parcela de seus alunos a lerem várias obras literárias se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/05/2011
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5. Games e terceira idade: um estudo de caso com o wii sports
Atualmente, o foco do mercado de jogos digitais está no desenvolvimento de games para o público em geral, e, principalmente, para o segmento infanto-juvenil. Por outro lado, observa-se o crescimento do número de idosos no planeta. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo central delinear as características dos jogos atuais a partir da interação
Publicado em: 2011
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6. A invenção do pedagogo generalista : problematizando discursos implicados no governamento de professores em formação
Esta Tese, a partir da linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação e das contribuições dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault, entre outros autores que trabalham em uma perspectiva pós-estruturalista, tem como objetivo problematizar os discursos implicados na invenção do pedagogo generalista e em seu correlato governamento. Pedagogo gen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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7. Análise do jogo "IN.DICA.SUS - o perfil da gestão em saúde": em busca da formação de profissionais críticos e reflexivos
O presente estudo é um subproduto do Projeto de Pesquisa Pós-doutoral Recriar-se - Reconstrução de conhecimentos por meio da arte, do lúdico e de tecnologias educativas na saúde (PIRES, 2010), desenvolvido no Núcleo de Estudos em Promoção e Educação em Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), Universidade de Brasília, em articulação com a Escola
Publicado em: 2011
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8. Recursos e capacidades fontes de vantagem competitiva e fatores de sucesso de projetos de softwares : um estudo de caso a partir da visão baseada em recursos
Buscou-se com este estudo de caso qualitativo e descritivo compreender como recursos e capacidades fontes de vantagem competitiva associam-se aos fatores de sucesso de projetos na Ômega Softwares. Assim denominada para fins desse trabalho, a Ômega Softwares é uma empresa desenvolvedora de jogos eletrônicos e que vem diversificando seu negócio aplicando
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2009
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9. Educational games on sustainability within the context of critical environmental education / Jogos educativos sobre sustentabilidade na educação ambiental crítica
O presente estudo, de natureza exploratória, objetivou: a) identificar os principais elementos da abordagem educacional da sustentabilidade socioambiental na perspectiva da Educação Ambiental Crítica; b) levantar o estado da arte dos jogos educativos no campo da Educação Ambiental; c) identificar limites e possibilidades de formulação e aplicação d
Publicado em: 2009
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10. Posicionamentos críticos e éticos sobre a violência contra as mulheres
Neste texto realizamos um exercício teórico estudando a situação de homens que cometem violência contra mulheres. Buscando pesquisar como as pessoas se posicionam e são posicionadas em práticas de poder e jogos de verdade, pressupomos ser imprescindível compreender os recursos discursivos e não-discursivos que instauram, constroem e mantêm uma prá
Psicologia & Sociedade. Publicado em: 2008
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11. Contos Novos com novos fios: Mário de Andrade e a modernidade narrativa / Contos Novos with new threads: Mário de Andrade and the narrative modernity
Esta dissertação apresenta dois objetivos operacionalizados em três momentos: 1. estudo da forma do gênero conto; 2. análise do narrador ficcional intradiegético e seus modos de contar; 3. síntese dos três modos de narrar e os processos de narratividade. O objeto de investigação é o conto modernista de Mário de Andrade tratado diacronicamente, se
Publicado em: 2008
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12. Fatores críticos para o sucesso no mercado de videogames domésticos: os casos Sony e Microsoft na batalha pelo domínio da sala de estar
O presente trabalho visa identificar os fatores percebidos como críticos para o sucesso na indústria de consoles domésticos de videogame, e novos fatores importantes que possam surgir para o sucesso desta indústria dinâmica e em constante evolução. Para esta análise, utiliza-se como base o referencial teórico de estratégia emergente, valor da inova
Publicado em: 02/05/2007