Contos Novos com novos fios: Mário de Andrade e a modernidade narrativa / Contos Novos with new threads: Mário de Andrade and the narrative modernity

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação apresenta dois objetivos operacionalizados em três momentos: 1. estudo da forma do gênero conto; 2. análise do narrador ficcional intradiegético e seus modos de contar; 3. síntese dos três modos de narrar e os processos de narratividade. O objeto de investigação é o conto modernista de Mário de Andrade tratado diacronicamente, segundo teóricos: Julio Cortázar, Afrânio Coutinho, Anatol Rosenfeld, Walter Benjamin, Ricardo Piglia, André Jolles, e o próprio Mário de Andrade, que assume o papel de escritor, poeta, crítico e intelectual do Modernismo Brasileiro. O conceito aplicado à prática das leituras do corpus de Contos Novos passa a responder pelo cruzamento de duas histórias que estão presentes no universo da narratividade e que formam o perfil inovador do conto, do papel do contador do século XX. A intenção dada à leitura dos três contos escolhidos Vestida de preto, O Peru de Natal e Tempo da Camisolinha, é reconhecer as conexões entre os respectivos processos de narratividade e, conseqüentemente, o identificar de algumas marcas diferenciais dos contos, resultando numa linha de leitura enviesada e de cruzamentos que, em última fase, revela a sua modernidade narrativa e indicando-nos um recado crítico de Mário de Andrade ao leitor moderno do século XX. O capítulo I intitulado Entre o conto tradicional e o conto moderno brasileiro/modernista: diferenças da narratividade apresenta as correlações entre o conto tradicional e o conto moderno brasileiro em seus constituintes: narrador, enredo, personagem, temporalidade, linearidade, sucessividade, tempo e espaço. O capítulo II sob o título Contar histórias, causos e biografias enfoca o próprio contar, demonstrando o retratar da personagem Juca associado a outras circunstâncias, com outras técnicas, a cumprir o papel de narrador-personagem em travessia funcional nos três contos. O capítulo III trabalha as Conexões entre os processos de narratividade que revelam os jogos de temporalidade e espacialidade, processos e conexões existentes entre eles, destacando as teses implícitas aos Contos Novos e o porquê de sua denominação original. Nas considerações finais, os resultados alcançados da pesquisa apontam para uma síntese das marcas funcionais e estruturais dos contos inovadores de Mário de Andrade. Consideramos que essas características têm representatividade, não só no projeto inicial desta dissertação, mas também na interpretação crítica ocorrida posteriormente

ASSUNTO(S)

modernismo (literatura) -- brasil -- historia e critica contos novos andrade, mario de -- 1893-1945 -- critica e interpretacao mário de andrade contos brasileiros -- historia e critica literatura comparada jogos críticos da narrativa moderna critical plays of the modernity

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