Análise do jogo "IN.DICA.SUS - o perfil da gestão em saúde": em busca da formação de profissionais críticos e reflexivos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O presente estudo é um subproduto do Projeto de Pesquisa Pós-doutoral Recriar-se - Reconstrução de conhecimentos por meio da arte, do lúdico e de tecnologias educativas na saúde (PIRES, 2010), desenvolvido no Núcleo de Estudos em Promoção e Educação em Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), Universidade de Brasília, em articulação com a Escola de Enfermagem/UFMG aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG pelo Parecer ETIC 0323.0.203.000-10. A partir da criação de um jogo de tabuleiro, o IN.DICA.SUS: o perfil da gestão em saúde no projeto Recriar-se, este estudo tem como objetivo geral: analisar o jogo IN.DICA.SUS: o perfil da gestão em saúde como técnica de ensino e avaliação em uma turma de graduação em enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais; e como objetivos específicos: identificar as características do jogo que contribuem para a formação crítica e reflexiva dos profissionais da saúde e indicar aplicabilidades e limitações do jogo proposto para o ensino da Gestão em Saúde no SUS. A questão norteadora da pesquisa foi: Que características de um jogo aplicado como técnica de ensino e avaliação, em cenários de competição mediados pela ajuda, favorecem a formação de sujeitos capazes de participar ativamente de seu processo de ensino-aprendizagem, em turmas de graduação em enfermagem? Pressupõe-se que o uso de técnicas educativas atreladas ao componente lúdico, é capaz de despertar nos sujeitos: maior interação com o tema discutido em sala de forma prazerosa, participativa, a noção de equipe, o senso crítico, a superação de desafios e a satisfação pela vitória, facilitando a formação crítica e reflexiva dos profissionais. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, que empregou como modelo de pesquisa o estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram os 44 alunos do 3º período de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG, na disciplina Gestão do Sistema de Saúde. O estudo é composto por duas etapas complementares. A primeira, exploratória, compreendeu a adaptação do jogo de tabuleiro e a construção de um questionário utilizado como instrumento de coleta de dados. Na segunda, analítica, o jogo foi aplicado à turma em um primeiro momento como técnica de ensino e posteriormente como técnica de avaliação. Os dois momentos foram filmados e os alunos responderam ao questionário no final de cada aplicação do jogo. Os dados foram tratados por meio da análise temática de conteúdo, e houve a triangulação de dados das três fontes de coleta: a observação descritiva, as filmagens e os questionários. Os resultados demonstraram que, assim como na vida, o jogo gera nos alunos um conflito de emoções, destacando-se os sentimentos de descontração e tensão. A técnica apresentou-se como grande problematizadora, levantando questões e instigando o pensamento crítico e reflexivo dos alunos diante do conteúdo apresentado. A competição foi apontada pelos alunos como algo positivo para a aprendizagem. O conteúdo do jogo, bem como sua dinâmica foram facilitadores da aprendizagem. Os alunos relataram preferir técnicas pautadas no lúdico (como o jogo) para serem avaliados. Conclui-se que a introdução de jogos e atividades lúdicas no ensino da Gestão do SUS favoreceu o processo de ensino-aprendizagem e permitiu o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos futuros profissionais da saúde.

ASSUNTO(S)

educação em enfermagem/métodos decs gestão em saúde decs materiais de ensino decs jogos e brinquedos/psicologia decs aprendizagem decs questionários decs enfermagem decs enfermagem teses dissertações acadêmicas decs humanos decs

Documentos Relacionados