Cores assets development in software product lines: towards a practical approach for the mobile game domain

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Os mais almejados objetivos da engenharia de software sÃo basicamente alta produtividade, com alta qualidade a um baixo custo e uma possÃvel forma de atingi-los à estabelecer reuso de software â o processo de criar sistemas de software a partir de sistemas existentes ao invÃs de criar do inÃcio. Neste contexto, uma abordagem que pode habilitar reuso na prÃtica à Linha de Produto de Software (LPS) â um conjunto de sistemas de software que compartilham um conjunto comum e gerenciado de funcionalidades que satisfazem uma necessidade especÃfica de um domÃnio, e que sÃo desenvolvidas a partir de um conjunto de artefatos reusÃveis. Um domÃnio em particular onde a adoÃÃo de tal abordagem pode trazer benefÃcios à o domÃnio de jogos mÃveis principalmente porque os jogos precisam executar em diversos dispositivos e existe uma grande quantidade de jogos do mesmo tipo sendo desenvolvidos com funcionalidades em comum. Entretanto, as caracterÃsticas do domÃnio de jogos mÃveis geralmente criam barreiras para os processos de LPS na prÃtica, tais como, restriÃÃes de memÃria e de tamanho da aplicaÃÃo e diferentes implementaÃÃes de API feitas por diferentes fabricantes. AlÃm disso, os atuais processos de LPS ainda carecem de detalhes em fases relacionadas à implementaÃÃo de artefatos reusÃveis, dificultando a administraÃÃo apropriada das caracterÃsticas mencionadas. Dessa forma, este trabalho objetiva definir uma abordagem prÃtica para implementaÃÃo de artefatos reusÃveis em uma LPS para o domÃnio de jogos mÃveis com base nas boas prÃticas do estado da arte na Ãrea. AlÃm disso, com a intenÃÃo de avaliar a abordagem, um estudo experimental foi executado com trÃs jogos de plataforma para construir a LPS e um quarto jogo foi derivado dela

ASSUNTO(S)

software product line linha de produto de software estudo experimental reuso de software jogos mÃveis implementaÃÃo de artefatos reusÃveis software reuse experimental study core assets implementation mobile game ciencia da computacao

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