Jogo Educacional
Mostrando 13-24 de 160 artigos, teses e dissertações.
-
13. Pátria educadora? Uma análise das propostas para o ensino público brasileiro
Resumo Este artigo analisa o documento Pátria Educadora: A qualificação do Ensino Básico como obra de construção nacional, em circulação desde abril de 2015 em sua versão preliminar. Para isso, utilizam-se conceitos-ferramentas de Michel Foucault, tais como discurso e governamentalidade, e olha-se para as ações propostas pelo documento para o ensi
Pro-Posições. Publicado em: 2018-04
-
14. Em busca do Prêmio Nobel - Versão beta
Descreve-se a estrutura, funcionalidades e possibilidades de implementação da versão beta do jogo educacional multiplataforma Em busca do Prêmio Nobel. O jogo se desenvolve em dois ambientes, administrados por um código PHP. O ambiente de aprendizagem consiste em páginas de conteúdo em HTML e mapas conceituais confeccionados com a ferramenta CmapTools
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 01/02/2018
-
15. Gênero, sexualidade e violência: percepção de adolescentes mobilizadas em um jogo online
RESUMO Objetivo: Identificar e analisar a percepção de estudantes de ensino médio sobre a violência nas relações de intimidade no âmbito da adolescência, à luz da categoria Gênero. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado a partir de comentários de 27 adolescentes participantes do jogo online Papo Reto. Os discursos for
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2018
-
16. Revalidação de jogo para ensino da medida auscultatória de pressão arterial: estudo-piloto
RESUMO Objetivo: Adaptar um jogo educativo pré-existente, tornando-o específico para o ensino da medida auscultatória da pressão arterial, e aplicar esse jogo em estudo-piloto. Método: As cartas do jogo original foram alteradas pelos autores e submetidas a validação de conteúdo por seis especialistas na área. Após reformulações, o jogo foi apli
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2017-12
-
17. PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARES PEDAGÓGICOS: ANALISANDO UM JOGO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
RESUMO: Como reflexo dos avanços das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, e visando complementar o ensino, ferramentas digitais interativas, entre as quais podemos citar os jogos pedagógicos digitais, têm estado muito presentes nas escolas brasileiras. Assim, concorrem, hoje, na sala de aula, materiais didáticos impressos e digitais (dor
Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto). Publicado em: 2017-08
-
18. O jogo como estratégia para abordagem da sexualidade com adolescentes: reflexões teórico-metodológicas
RESUMO Objetivo: descrever o jogo Papo Reto e refletir sobre suas bases teórico-metodológicas. Método: estudo analítico sobre o processo de elaboração do jogo on-line Papo Reto, destinado a adolescentes de 15 a 18 anos, com acesso ao Jogo entre 2014 e 2015. Resultados: as interações de 60 adolescentes de Belo Horizonte e de São Paulo constituíra
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2017-04
-
19. PEDAGOGIA CRÍTICO-PERFORMATIVA: TENSIONAMENTOS ENTRE O PRÓPRIO E O COMUM NO ESPAÇO-TEMPO ESCOLAR
RESUMO: O presente texto consiste em uma breve reflexão sobre processos de interação entre educadores e educandos no contexto de uma prática pedagógica crítico-performativa. A investigação pretende analisar os elementos que constituem um dos anelos fundantes da prática educacional: o estabelecimento de uma vida em comum em um mundo pautado pelo pró
Cad. CEDES. Publicado em: 2017-04
-
20. Desenvolvimento de serious game como estratégia para promoção de saúde e enfrentamento da obesidade infantil
RESUMO Objetivos: desenvolver e avaliar um serious game (Jogo sério) sobre alimentação saudável e exercício físico para promoção da saúde e auxílio ao enfrentamento da obesidade infantil. Método: estudo descritivo, aplicado e metodológico. Para o desenvolvimento do jogo, foram percorridas as seguintes etapas: conceituação, pré-produção c
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 15/08/2016
-
21. Diálogos em delay:especulações em torno de uma temporalidade outra do encontro pedagógico
Resumo A fim de conjecturar um plano ético-político expansivo capaz de fomentar uma atitude eminentemente crítica ante o presente educacional, o texto que ora se apresenta organiza-se segundo três patamares argumentativos articulados. No primeiro deles, debruçamo-nos sobre o romance Memórias de Adriano e, em especial, sobre as reflexões de Marguerite
Educ. Pesqui.. Publicado em: 11/08/2016
-
22. Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família
Resumo Alguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construíd
Esc. Anna Nery. Publicado em: 2016-03
-
23. Produção textual de crianças sem dificuldades de aprendizagem
OBJETIVO: Caracterizar as habilidades de escrita de escolares, comparar o desempenho dos estudantes das escolas pública e privada, e verificar uma possível evolução com o decorrer dos anos escolares.MÉTODOS: 160 estudantes de escolas pública e privada escreveram três textos (narrativa, descrição de regras de jogo e bilhete ou carta) que foram analis
CoDAS. Publicado em: 2015-08
-
24. Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro
Objetivo: avaliar a opinião dos estudantes sobre a tecnologia educacional e-Baby. Método: estudo descritivo exploratório que teve como amostra 14 estudantes de enfermagem portugueses que utilizaram a tecnologia educacional digital e-Baby em um curso extracurricular. Para atender ao objetivo, a coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento de o
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2015-02