Jazz
Mostrando 25-36 de 109 artigos, teses e dissertações.
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25. Quando há artificação?
Como as pessoas fazem ou criam coisas que passam a ser vistas como obras de arte? Em outras palavras, quando há artificação? A resposta a essa pergunta é, ao mesmo tempo, simbólica, material e contextual. Tem a ver com significados, objetos, interação e instituições. Não procuramos definir o que é arte ou como ela deve ser considerada, mas como e
Soc. estado.. Publicado em: 2013-04
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26. O funcionamento de tipologias discursivas em livros didáticos de história
Este artigo é parte dos resultados da pesquisa de doutorado intitulada Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de História: um jazz possível, cujo objetivo específico era analisar a operacionalização dos discursos educacionais pós-abertura política nos livros didáticos de História indicados para
Educ. rev.. Publicado em: 2013-03
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27. Exposure to classroom sound pressure level among dance teachers in Porto Alegre (RS)
INTRODUCTION: Dance teachers are exposed to high sound intensities. AIM: To verify the sound intensity of music used by dance teachers during classes. METHOD: This was a transversal and prospective study. Dance teachers were evaluated with a sociodemographic questionnaire, and sound intensity level measurements were taken at the beginning, middle, and end of
Int. Arch. Otorhinolaryngol.. Publicado em: 2013-03
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28. Semiótica e construção do sentido no discurso musical: propostas teóricas e aplicações / Semiotics and the construction of meaning in musical discourse: theoretical proposals and applications
O pesquisador que opta pela Semiótica de linha francesa para o desenvolvimento de seu projeto acadêmico, lança sua âncora nos estudos da linguagem humana e encontra um arcabouço teórico inaugurado por Saussure no Curso de Linguística Geral (Saussure, 1997). Partindo desta base teórica, discutiremos a pertinência da aplicação dos princípios da Teo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/06/2012
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29. A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural / A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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30. A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization / A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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31. Moacir Santos, seus ritmos e modos: "coisas" do ouro negro / Moacir Santos, its rhythms and modes, "things" black gold
O objetivo desta dissertação é abordar e analisar a música do compositor Moacir Santos, especificamente em dois elementos: ritmo e procedimentos modais. São aspectos presentes em seu processo composicional que argumento associarem-no de maneira ampla a um conceito de africanidade, categoria cultural intimamente vinculada à sua música e aos contextos e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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32. O estilo composicional de Marco Pereira presente na obra Samba Urbano. Uma abordagem a partir de suas principais influências: a música popular brasileira, o jazz e a música erudita / The composicional style of Marco Pereira on the music "Samba Urbano". An view by his principals influences: the popular brazilian music, the jazz and the scholar music
Tendo em vista um panorama da música popular brasileira contemporânea este trabalho tem o objetivo de apresentar o estilo composicional de Marco Pereira a partir de um estudo de caso da obra Samba Urbano, composta para violão solo em 1980. Marco Pereira apresenta como suas principais referências elementos da música erudita, do jazz, e da música popular
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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33. O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano / The samba for solo piano by Cesar Camargo Mariano
Esta dissertação trata de relações entre o piano instrumento musical associado à cultura européia e de difícil mobilidade e o samba gênero musical associado às classes populares e a uma certa imagem da cultura afro-brasileira. Ao longo do século XX, através da atuação dos pianeiros, a prática do piano no samba se consolida como uma tradição d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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34. Improvising in popular music : a study of choro, frevo and baião and its relation to música instrumental brasileira (brazilian instrumental music) / Improvisando em música popular : um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a "música instrumental" brasileira
Este trabalho apresenta um levantamento de elementos musicais do choro, do frevo e do baião, três gêneros populares que foram importantes no desenvolvimento da "música instrumental" produzida a partir da década de 1970 no Brasil. Por conseguinte, são apresentadas sugestões para a utilização deste material na prática da improvisação "idiomática".
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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35. Sexualidade, saúde e enfermidade nas obras médicas do Pedro Hispano (séc.XIII) / Sexuality, health and illness in the medical works of Pedro Hispano (séc.XIII)
Esta dissertação tem por objetivo analisar a sexualidade inserida no discurso médico do século XIII, por meio da análise de duas importantes obras médicas atribuídas ao físico português Pedro Hispano (1210 1277): o receituário Thesaurus pauperum, escrito provavelmente na segunda metade do século XIII quando o físico compunha a cúria pontifícia
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/01/2012
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36. Sexualidade, saúde e enfermidade nas obras médicas do Pedro Hispano (séc.XIII) / Sexuality, health and illness in the medical works of Pedro Hispano (séc.XIII)
Esta dissertação tem por objetivo analisar a sexualidade inserida no discurso médico do século XIII, por meio da análise de duas importantes obras médicas atribuídas ao físico português Pedro Hispano (1210 1277): o receituário Thesaurus pauperum, escrito provavelmente na segunda metade do século XIII quando o físico compunha a cúria pontifícia
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/01/2012