Sexualidade, saúde e enfermidade nas obras médicas do Pedro Hispano (séc.XIII) / Sexuality, health and illness in the medical works of Pedro Hispano (séc.XIII)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/01/2012

RESUMO

Esta dissertação tem por objetivo analisar a sexualidade inserida no discurso médico do século XIII, por meio da análise de duas importantes obras médicas atribuídas ao físico português Pedro Hispano (1210 1277): o receituário Thesaurus pauperum, escrito provavelmente na segunda metade do século XIII quando o físico compunha a cúria pontifícia e o Questiones super Viaticum, um comentário da escolástica médica sobre o Viaticum de Ibn al Jazzār, traduzido e adaptado por Constantino, o Africano, composto possivelmente no período de mestre na Faculdade de Medicina, na Universidade de Siena (1245-1250). Neste período, a sexualidade permeava diferentes áreas de saber, integrando não somente o discurso médico, mas também o religioso, discurso este que possuía maior visibilidade. Assim, existia uma dualidade no que diz respeito à sexualidade e suas práticas, que eram, por um lado, reprimidas e condenadas por uma literatura normativa religiosa e, por outro lado, eram valorizadas como importantes componentes na manutenção da saúde corporal na literatura médica. Essas obras médicas apresentavam ainda uma discussão concernente às enfermidades relacionadas à sexualidade, ou seja, aquelas que afetam de alguma maneira as práticas sexuais ou que as apresentam como terapêutica. Pela análise dessas obras percebe-se que o discurso médico diverge em certa medida do religioso, apresentando um debate mais amplo em relação ao tema, reiterando as relações entre saúde e sexualidade.

ASSUNTO(S)

história idade média medicina saúde sexualidade século xiii pedro hispano historia sexuality health infirmity medieval medicine

Documentos Relacionados