Irmandades Religiosas
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13. Ultramontanismo e catolicismo popular em Goiás de 1865 a 1907 à luz da sociologia da religião
O presente estudo tem como tema a influência do movimento ultramontano sobre as práticas e manifestações do catolicismo popular goiano nos anos de 1865 a 1907, que perfaz os bispados desde D. Joaquim Gonçalves de Azevedo (1865-1876), percorre o de D. Cláudio José Ponce de Leão (1881-1890) até o de D. Eduardo Duarte da Silva (1891-1907). Os objetivos
Publicado em: 2006
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14. Fatores determinantes do retábulo e sua morfologia na Cidade do Salvador / Cconditioning factors in the morphology of the altarpiece
A presente tese toma por base o contexto internacional em nível cognitivo, no qual se desenvolveu a História da Arte Brasileira nos primeiros séculos, com a intermediação lusitana. Procura identificar o processo interativo deslocado territorialmente, mas que, por isso mesmo, dadas as contingências locais, tornou possível novas interpretações e adapt
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2005
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15. "The times in fraternities" / No tempo das irmandades - Cultura identidade e resistência nas irmandades religiosas do ceará (1864 -1900)
Esta dissertação tem por objetivo analisar o percurso das irmandades religiosas no século XIX refletindo sobre o seu papel enquanto representantes da comunidade na construção de templos e cemitérios bem como na organização dos principais atos festivos que marcaram o catolicismo tradicional vivenciado no período Da mesma forma queremos destacar as re
Publicado em: 2005
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16. Mulheres para um imperio : orfãs e caridade nos recolhimnetos femininos da Santa Casa de Misericordia (Salvador, Rio de Janeiro e Porto - seculo XVIII)
Ao longo do século XVIII um número crescente de instituições, tanto no Reino como em Ultramar, voltou-se para o recolhimento e dotação de meninas órfãs. A maioria destes recolhimentos estava sob a administração da irmandade da Misericórdia. As Santas Casas da Misericórdia eram irmandades leigas, de direto patrocínio régio, restritas a homens qu
Publicado em: 2005
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17. Tensões entre os Visitadores Eclesiásticos e as Irmandades Negras no Século XVIII Mineiro
Trata-se de uma pesquisa sobre recriações e vivências culturais de negros que se associavam em irmandades religiosas no século XVIII mineiro. Partindo de elementos culturais apropriados da sociedade escravista, bem como de lugares e tempos negociados com os representantes da ordem social, somados a valores herdados das terras de origem no continente afri
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2002
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18. A festa de São Benedito em Guaratinguetá: contribuição do negro para um catolicismo popular e resgate da cultura afro-brasileira
Apresentamos a Festa de São Benedito em Guaratinguetá como uma contribuição do negro para um catolicismo popular e como resistência. No primeiro capítulo, para podermos entender a festa, fazemos uma viagem pela história da cidade. Guaratinguetá começa a existir como espaço de branco a partir de 1630 quando se ergue a primeira capela dedicada a Sant
Publicado em: 1998