Fatores determinantes do retábulo e sua morfologia na Cidade do Salvador / Cconditioning factors in the morphology of the altarpiece

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/08/2005

RESUMO

A presente tese toma por base o contexto internacional em nível cognitivo, no qual se desenvolveu a História da Arte Brasileira nos primeiros séculos, com a intermediação lusitana. Procura identificar o processo interativo deslocado territorialmente, mas que, por isso mesmo, dadas as contingências locais, tornou possível novas interpretações e adaptações. A prática artística progressivamente se estabilizou no Brasil-Colônia a partir do século XVI, cumprindo o itinerário que encontra na mentalidade e no conhecimento do homem pós-renascentista a base que viria a orientar os séculos imediatamente subseqüentes. Portanto, a Reforma Católica refletiu a capacitação do sistema, conforme se tornara indispensável à organização social que, partindo do vínculo com a cultura preexistente do medievo ao Renascimento, instituísse os parâmetros que os renovados fatores requeriam. Estabeleceu-se um modelo de sociedade de conotação metafísicoteológica, e por conseqüência hierárquica, onde o culto religioso aglutinava os vários aspectos da sua estrutura. Distinguimos aí a íntima relação entre a \"ecclesia\" e a \"civitas\" pois a igreja e a cidade coordenavam de modo substancialmente unitário os diversos polos de interesse que por essa razão se tornam indissociáveis. A fundação da Cidade do Salvador, cabeça do Brasil, se configura como uma oportunidade única a serviço da compreensão de um contexto projetado e realizado como ponte interligando terras até então completamente desconhecidas entre si. Os primeiros capítulos buscam conseqüentemente traçar as diretrizes do vínculo existente entre a \"ecclesia\" e a \"civitas\" no qual se situa e se expressa o amadurecimento técnico VIII das formas de fazer, sempre no âmbito ao qual a pesquisa se direciona: o dos fatores determinantes do retábulo - produto de uma religiosidade já delineada no tempo. A Igreja, em direta conexão com o Estado português, assume ao lado deste a função de elemento dinamizador, concentrando em si, com maior relevo e as sucessivas construções realizadas, a concretização do esquema urbanístico previamente traçado. Torna-se, assim, principal incentivadora da formação profissionalizante com a importância especial que assume a construção e decoração dos templos. O pensamento teórico- prático e religioso formava um corpus unitário desde a capacitação advinda da metrópole. A execução do projeto de fundação da Cidade do Salvador evidencia na problemática construtiva a conexão com os vários aspectos do caráter rudimentar dos meios à disposição. A arquitetura, a concepção urbana e os retábulos das igrejas são constitutivos da atuação de conceitos transferidos e adaptados, porém, interligados pela necessidade de fixar no novo território d\ além mar a sede de um programa só realizável com o aperfeiçoamento técnico, quando não com a transferência do próprio material como a pedra lavrada a compor fachadas e portadas. Numerosos artesãos portugueses se transferiram para o Brasil. No ambiente franciscano instituiu-se uma verdadeira escola de realizadores, inclusive itinerante, para atender à demanda da Ordem particularmente no Nordeste. Entre os jesuítas, muitos dos artistas responsáveis pela igreja do Colégio, em Salvador, aprenderam o ofício na Companhia. Aprendizado este que teve porém como ponto de partida, necessariamente, a mão-de-obra importada e a contribuição fundamental de especialistas vindos do reino. No campo de atuação laica conclui-se que na Península Ibérica se reflete a valorização do artista pré-anunciada por Cennino Cennini e depois teorizada nos tratados de Leon Battista Alberti e Leonardo da Vinci, IX ganhando ulterior impulso na disputa sobre o \"Primado\" das artes. Mas, o artista fazendo parte de uma elite, nunca pôde prescindir dos \"oficiais mecânicos\" quando do \"conceito\" se passa à fase executiva. Permanece- lhes vinculado o universo da execução técnica. Os preceitos estabelecidos pela Contra-Reforma, tornam-se determinantes na mentalidade que orienta a criação artística; têm continuidade nos seus exegetas e encontram aplicação rigorosa nas \"Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia\". Enquanto que toda a formação da consciência construtiva tem por referência direta as concepções teóricas dos tratadistas cuja incidência revela-se determinante em todo o longo período analisado, justificando muitos dos aspectos da arquitetura e da talha barroca. A partir de indicações bibliográficas contidas na \"Literatura Artística\", obra de Julius von Schlosser Magnino, buscamos fornecer um quadro da repercussão a partir do século XVI das \"Medidas do Romano\" de Diego de Sagredo. O qual com uma série de normas não encontradas nos textos em geral e nem evidenciadas pelas ruínas, quer na Itália quer na Península Ibérica, organizou um tratado de grande difusão sobretudo entre os oficiais mecânicos. Publicada em sua primeira edição em Toledo, 1526, a obra que, conforme o seu título completo já o indica, pretende ser útil \"aos que querem acompanhar as formações das bases, colunas, capitéis e outras peças dos edifícios antigos\" - o tratado de Sagredo seria, conforme concluímos, produto da vontade de vir em socorro a um mundo artesanal perplexo, necessitando-se daquele vínculo com a arquitetura clássica que agora se articulava diversamente, inovando o vocabulário. Os altares do ambiente barroco, muitas vezes, são altares de transição, portanto, a explicação morfológica a eles referente não se enquadra em um esquema formal pré-determinado na sucessão dos estilos, conforme procuramos demonstrar. Escolhemos nos ocupar em primeiro lugar dos retábulos da atual Catedral da Sé, antiga igreja do Colégio dos Jesuítas, que documentam a evolução acontecida no referido contexto. Assim como os principais retábulos da igreja conventual de São Francisco nos indicam a contribuição franciscana e a Basílica da Conceição da Praia por ser uma igreja paroquial, representa o ambiente laico das irmandades religiosas. Destacando alguns tópicos da morfologia do retábulo em Salvador, podemos referir: - o conhecimento dos percursos evolutivos formais e dos trâmites de adesão a novo estilo; - os jesuítas e a evolução da arte da talha luso-brasileira; - os exemplares do maneirismo, ressaltando traços diferenciadores que assinalam a autonomia do retábulo; - o maneirismo de decoração geométrica e o de decoração naturalística; - o altar-mor de transição ao barroco e a passagem ao estilo nacional português nos altares laterais; - a estrutura arquitetônica contrareformista de espaço unitário e a inserção de altares barrocos; - o altar joanino e a influência do barroco italiano; - a \"igreja toda de ouro\" e a conciliação das diferentes fases do barroco; - a demonstração do estilo joanino e do retábulo joanino baiano.

ASSUNTO(S)

alta-mor altarpiece baroque barroco catedral cathedral contra-reforma counter-reformation cruzeiro cruzeiro estilo nacional jesuit jesuíta maneirismo mannerism national style retábulo

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