Interpretacao Musical
Mostrando 1-12 de 211 artigos, teses e dissertações.
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1. O viaduto que não caiu: a cidade como perda em Adoniran Barbosa
RESUMO A aparente ausência de sentido existente entre o embelezamento do Viaduto Santa Ifigênia e a tristeza desdobrada na canção de Adoniran Barbosa é o ponto de partida e de chegada deste artigo. O estudo da materialidade poético-musical dessa canção, que tematiza a possibilidade não concretizada de demolição de uma construção histórica, ampa
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
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2. “…nas imortais formas da beleza”: Frédéric Chopin visto pelos olhos do pai da semiologia neurológica brasileira
RESUMO Aloysio de Castro (1881-1959) é hoje lembrado como um dos maiores médicos do Brasil, bem como o pai da semiologia neurológica brasileira. Entretanto, seus interesses iam muito além dos domínios da Medicina, e ele se tornou um dos mais ilustres intelectuais de sua era. Em 1927, Castro deu uma palestra na Sociedade de Cultura Artística de São Pau
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2020-09
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3. OS TERMOS TÉCNICOS MUSICAIS NOS SALMOS E AS SOLUÇÕES/OPÇÕES ENCONTRADAS EM EDIÇÕES DA BÍBLIA EM LÍNGUA PORTUGUESA
RESUMO O livro dos Salmos contém vários termos técnicos musicais que aparecem normalmente nos títulos de diversos salmos. Em tais cabeçalhos, as unidades terminológicas indicam instrumento musical, modelo de cântico, melodia de cântico e título musical. A característica principal desses vocábulos é que são de significado desconhecido e são, tam
Perspect. Teol.. Publicado em: 2020-04
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4. A Música instrumental descritiva de Judith Weir
Resumo Este artigo discute técnicas descritivas abstratas da compositora inglesa Judith Weir em duas composições instrumentais: Distance and Enchantment [Distância e encantamento] para quartet com piano, de 1988, e Musicians Wrestle Everywhere [Músicos lutam em todo lugar], para dez instrumentos, de 1994. Canções folclóricas e locais mencionados e de
Per musi. Publicado em: 2016-04
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5. O Lugar-Comum Arte-Natureza em Der Vollkommene Capellmeister ("O Mestre de Capela Perfeito", 1739), de Johann Mattheson
RESUMO: O mundo luterano produziu um enorme arcabouço teórico e prático para a composição, interpretação e análise musical. Entre os séculos XVII e XVIII, autores do gênero de escritos que passou a ser conhecido como musica poetica publicaram preceptivas cujas bases teórica, sistemática e terminológica eram emprestadas de retóricas e de poétic
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
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6. Prelúdio nº 3 de Heitor Villa-Lobos: considerações sobre um processo interpretativo
Este trabalho apresenta uma interpretação da peça para violão solo Prelúdio nº 3, de Heitor Villa-Lobos. A análise fundamenta-se nos conceitos de performance historicamente informada (WALLS, 2002) e intuição informada (RINK, 2007). Portanto, apresenta-se aqui um estudo de caso onde a intuição e percepção musical do intérprete são reforçados p
Per musi. Publicado em: 2015-06
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7. Arquitetura da tensão em tempos de repressão uma interpretação do samba "Roendo as unhas", de Paulinho da Viola
Paulinho da Viola se consagrou como um dos protagonistas do mundo do samba na década de 1970. Em tempos de "chumbo", a canção "Roendo as unhas", lançada no ano de 1973, parece introjetar uma "semântica da repressão" em sua forma musical. A partir da análise desse samba verifica-se que dois recursos - o intervalo musical do trítono e um princípio de
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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8. "Eu sou uma fruta 'gogóia', eu sou uma moça": Gal Costa e o Tropicalismo no feminino
Este artigo tem como principal objetivo discutir o fenômeno da performance musical a partir de uma imbricação de conceitos pertinentes à música, à antropologia e aos estudos de gênero e sexualidade. Defendendo a ideia de que a cantora Gal Costa desenvolveu um discurso performático - vocal e corporal - devidamente afinado aos propósitos tropicalistas
Per musi. Publicado em: 2014-12
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9. O arranjo e o improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth
Estudo comparativo entre os procedimentos composicionais de Ernesto Nazareth (1863-1934) no original de Odeon para piano de 1910 (NAZARETH e MAURÍCIO, 1968) e as práticas de performance e de arranjo pelo violonista de choro Raphael Rabello (1962-1995) no seu arranjo gravado em áudio comercial (NAZARETH e RABELLO, 1991) e em seu improviso gravado em vídeo
Per musi. Publicado em: 2014-12
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10. Como se toca o baião: combinações de elementos musicais no repertório de Luiz Gonzaga
Este trabalho busca ilustrar e explicar combinações entre elementos musicais presentes na estilização do baião, operada pelo compositor, instrumentista e cantor Luiz Gonzaga (1912-1984) entre as décadas de 1940 e 1950. Tal apreciação crítica visa sua aplicação na interpretação, composição, arranjo, análise musical e improvisação, e pode con
Per musi. Publicado em: 2014-06
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11. Texto-música-imagem de Elis Regina: uma análise de Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime
Dois estudos de caso sobre a relação texto-música-imagem em performances com atmosferas diametralmente opostas de Elis Regina nas canções Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime. A partir de uma adaptação da correspondência música-movimento proposta por HAGA (2008), as análises de gravações de víd
Per musi. Publicado em: 2014-06
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12. Pressentimento da promessa de felicidade: o "samba da desilusão" de Paulinho da Viola
Paulinho da Viola costuma ser destacado como tradicionalista. Mas, qual tradição? No debate sobre o samba, configurou-se uma avaliação crítica do semieruditismo característico do samba-canção, contrário ao coloquialismo do samba malandro. Enquanto o primeiro teria um fundamento mais subjetivo, o outro daria figuração ao universo do trabalho e seus
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12