Instrumental Music
Mostrando 25-36 de 65 artigos, teses e dissertações.
-
25. A sonoridade híbrida de Hermeto Pascoal e a indústria cultural
This research addresses the sound hybrid developed by Brazilian musician Hermeto Pascoal, in order to understand the influence of technical rationality scattered by the culture industry, as well as the possibilities of resistance against the logic of standardization of the system. The development of a style of composition and the adoption of specific strateg
Publicado em: 2009
-
26. The tree sonatas for piano by José Peralva: a analytic and interpretative aproach / As três sonatas para piano de José Penalva: uma abordagem analítico-interpretativa
This work aims to shed an analytical-interpretative look on the 3 Sonatas for Piano by José Penalva (1924-2002), wh re the analytical processes serve as a complement to instrumental performance. It was a historical and bibliographical survey on the composer, placing him within Brazilian and world music scene. This survey helped to highlight compositional ch
Publicado em: 2009
-
27. Efeitos da musicoterapia na qualidade de vida visual de portadores de neurite óptica desmielinizante
Background: Optic neuritis is an acute inflammatory disease of the optic nerve. Demyelinating optic neuritis (DON) is considered an isolated clinical syndrome because it can occur in the absence of any demyelination of the central nervous system or in association with multiple sclerosis (ON-MS). Visual quality of life (VQL) refers to the subjective perceptio
Publicado em: 2009
-
28. Musicalidade na performance com a flauta doce
A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da flauta doce de um grupo de dezessete sujeitos, com idades entre nove e treze anos, que participa de um projeto de extensão oferecido por uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio em Porto Alegre, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da musicalidade. Apóia-se na concepção d
Publicado em: 2009
-
29. Filosofia, música e sociedade: a noção de progresso em Theodor W. Adorno
O estudo aqui proposto visa compreender a noção de progresso em Theodor W. Adorno a partir do enfoque dado pelo próprio autor em seus dois textos principais: a Dialética do Esclarecimento e a Filosofia da Nova Música. A visão tradicional de progresso diz respeito às crescentes conquistas adquiridas pela humanidade no âmbito da técnica. O sensocomum
Publicado em: 2009
-
30. Uma trajetória estilística do choro: o idiomatismo do violão de sete cordas, da consolidação a Raphael Rabello
This work aims at exploring the stylistic resources of the seven string-guitar in the Brazilian choro. It presents a brief description of the pioneers of choro, which is justified due to the traditional repertoire which the seven-string guitar covers, followed by an analysis of Garotos (Aníbal Augusto Sardinha) guitar contribution, this research deals with
Publicado em: 2009
-
31. BelelÃu e PretobrÃs: palavra, performance e personagens nas canÃÃes de Itamar AssumpÃÃo
O compositor Itamar AssumpÃÃo (1949-2003) iniciou sua carreira artÃstica no inÃcio dos anos 1980, ao lado do grupo de mÃsicos que viria a se tornar conhecido como Vanguarda Paulista. Foi um dos pioneiros no Brasil a produzir e fazer circular sua obra de forma independente, ou seja, à margem do circuito das grandes gravadoras. O trabalho de Itamar à pa
Publicado em: 2009
-
32. Velhos musicistas em ação: os efeitos da música em suas vidas
Este trabalho resultou de uma pesquisa em abordagem qualitativa, na interface da Antropologia e da Gerontologia, com foco na prática musical, visando a estudar a natureza da prática musical ou o que a torna possível, e cujos efeitos se fazem sentir no cotidiano das pessoas idosas que fazem dela um uso profissional no mercado, e/ou amador e/ou de lazer. O
Publicado em: 2009
-
33. Othon Salleiro: um barrios brasileiro? Análise da linguagem instrumental do compositor-violonista. (1910 - 1999) / Othon Salleiro: um barrios brasileiro? Análise da linguagem instrumental do compositor-violonista. (1910 - 1999)
This study focuses on the work of guitarist Othon Salleiro (1910- 1999). The purpose of this study is to analyze, recover and provide context for the work produced by the composer from Rio de Janeiro within the scenario of Brazilian popular guitar music. By examining his work, transcribing available recordings and doing a comparative analysis of composer gui
Publicado em: 2008
-
34. Estudos dirigidos para grupos de trompetes : fundamentos tecnicos e interpretativos / Guided studies for trumpet ensembles : technique and interpretive fundamentals
This study has as its main objective the proposal of clinical and interpretive studies aiming at the practice of chamber music for trumpet ensembles. Theoretical as well as practical procedures have also been presented as studies and divided into three levels: basic, medium and advanced already utilized in laboratory rehearsals of Oficina Trompetando (Unicam
Publicado em: 2008
-
35. The Brazilian ten-string guitar of Tião Carreiro / A viola caipira de Tião Carreiro
This work is the result of a research on the musical work of the musician and composer Tião Carreiro (José Dias Nunes, 1934-1993). The main focus was to identify the constituent elements and the characteristics of the style of this artist as a viola (Brazilian ten-string guitar) instrumentalist, considering the viola a recognized instrument as the symbol o
Publicado em: 2008
-
36. Composition by sound : compositional and analytical work of instrumental repertoire by analysis tools of eletroacoustic music / Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
O que será tratado nesta pesquisa é a busca de uma estratégia composicional para a música instrumental que conceba o material orientado às suas qualidades sonoras, ou seja, o princípio diretivo composicional é o estudo do material em seus aspectos e variações tímbricos, espectrais, morfológicos, dentre outros, princípio este que orientou o proces
Publicado em: 2008