Instrumental Music
Mostrando 13-24 de 65 artigos, teses e dissertações.
-
13. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
-
14. Caminhos da música instrumental em Salvador. / Paths to the instrumental music in Salvador.
O presente trabalho é uma etnografia da Música Instrumental na cidade do Salvador, Bahia, Brasil. Após discutir possíveis definições do que seja Música Instrumental, apresenta uma retrospectiva da mesma no Brasil. Mostra o seu desenvolvimento historiográfico ao longo de quase trinta anos, as diversas influências sofridas e o relacionamento dos seus
Publicado em: 2010
-
15. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
Publicado em: 2010
-
16. Referenciais para o ensino de violão na formação do musicoterapeuta / References for the teaching guitar in the training of music therapists
This work, in view of encompassing a interdisciplinary research, presents as theoretical references, knowledge in the areas of high learning education, Music Therapy and Musical Education. In general, the guitar teacher, while involved in the teaching of Music Therapy is frequently faced with specific challenges in the area where the guitar traditional teach
Publicado em: 2010
-
17. Os sons e as cores: propostas de correlação em experiências composicionais.
Esse trabalho trata das relações entre cores e sons, e seu uso no processo composicional. São utilizados como referência a abordagem de Jorge Antunes (1982), que relaciona sons e cores pelas suas frequências em proporção, e propostas de diversos autores ligados à área da sonificação. No capítulo inicial, serão expostas noções preliminares de t
Publicado em: 2010
-
18. Silvestro Ganassi : obra intitulada Fontegara : um estudo sistemático do tratado abordando aspectos da técnica da flauta doce e da música instrumental do Século XVI / Silvestro Ganassi : Opera intitulata Fontegara : a systematic study of the treatise with commentaries on recorder technique and sixteenth century instrumental music
This work consists in a study and a translation of the treatise Opera Intitulata Fontegara, written by Silvestro Ganassi dal Fontego, player of the Most Illustrious Signoria of Venice. This treatise is the first complete and detailed work about recorder technique and the art of diminution. It was printed by the author himself in 1535 and dedicated to Andrea
Publicado em: 2010
-
19. Forma lírica e campos temporais : fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen / Lyric form and time fields : multiplicities of performance in Karlheinz Stockausen s Klavierstuck XI
Esta tese trata das multiplicidades inerentes à manifestação musical, decorrentes de seus fatores de performance. Após a observação das aberturas enquanto ambiguidades presentes em toda mensagem artística e da performance enquanto momento integralizador da obra musical, este trabalho acata Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen como objeto de estud
Publicado em: 2010
-
20. Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral
A presente pesquisa buscou identificar estratégias de aprendizado utilizadas por flautistas, alunos do curso de graduação em música da UFRGS, no preparo de um excerto orquestral. O referencial teórico foi um estudo de caso realizado por Nielsen (1999) intitulado ¿Learning strategies in instrumental music practice¿ no qual a autora se propõe a identif
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
-
21. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough / An approach to the notion of musical gesture in the poetics of Luciano Berio and Brian Ferneyhough
Abordamos no presente trabalho a noção de gesto musical circunscrita às poéticas dos compositores Luciano Berio e Brian Ferneyhough. O que as liga é a tomada de consciência de que os gestos musicais não devem ser entendidos como unidades fechadas e prontas para serem utilizadas, não importando o contexto em que serão inseridas. Seja por sua utiliza�
Publicado em: 2010
-
22. Sérgio Assad: sua linguagem estético-musical através da análise de Aquarelle para violão solo / Sérgio Assad: His musical language through the analisis of Aquarelle for solo guitar.
O presente trabalho se propõe a traçar um retrato da linguagem estética e instrumental do compositor e violonista Sérgio Assad (1952). Tal investigação será feita através da contextualização de sua produção através de um relato bibliográfico, da análise de umas de suas obras mais representativas, Aquarelle, escrita para violão solo com um com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/10/2009
-
23. The language of ineffable: music and aesthetics utonomy in German romantism / A linguagem do inefável: música e autonomia estética no romantismo alemão
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar o problema da autonomia estética da música instrumental no Romantismo alemão. Através do exame de textos filosóficos, literários e de crítica musical, procuramos investigar a seguinte questão: como foi possível que a arte musical que até o século XVIII era considerada como um objeto indign
Publicado em: 2009
-
24. Aprendizagem cooperativa na educação musical popular: estudo de caso curricular no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - 2007/2008
The objective of this piece of work A Teaching Cooperative Approach in Popular Music Education - CLEMP is to demonstrate aspects of methodological contents of collective learning of music and using rock bands performance in school classrooms. This survey has been based on oral history statements of teachers, staff and students from the Technical School of Sa
Publicado em: 2009