Os sons e as cores: propostas de correlação em experiências composicionais.
AUTOR(ES)
Jean Menezes da Rocha
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Esse trabalho trata das relações entre cores e sons, e seu uso no processo composicional. São utilizados como referência a abordagem de Jorge Antunes (1982), que relaciona sons e cores pelas suas frequências em proporção, e propostas de diversos autores ligados à área da sonificação. No capítulo inicial, serão expostas noções preliminares de teoria da cor, utilizadas ao longo do trabalho. O segundo capítulo traz um breve levantamento histórico /bibliográfico sobre as diversas abordagens à relação cor/som que tenham ocorrido até os dias atuais. O terceiro capítulo é dedicado à análise da peça Da cor e seus territórios, escrita para conjunto instrumental misto a partir da abordagem de Antunes. O quarto e último capítulo trata da criação do programa cromophon, ferramenta computacional usada na subsequente composição de Uma Ária para Macke, peça analisada neste mesmo capítulo.
ASSUNTO(S)
computer music sonification cromophonic matching composicao musical composição eletroacústica correspondência cromofônica sonificação
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- Uma análise bayesiana para dados composicionais.
- Gabriela, bahiana de todas as cores: as imagens das capas e suas influências culturais
- Po(i)ética em movimento: a análise Laban de movimento como propulsora de realidades composicionais.
- Divertículo de Meckel ao Doppler em cores: relato de dois casos
- Centralização do Fluxo Sangüíneo Fetal Diagnosticado pela Dopplervelocimetria em Cores: Resultados Perinatais