Industria Cinematografica
Mostrando 13-24 de 51 artigos, teses e dissertações.
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13. A redefinição da propriedade intelectual frente às mudanças em curso no mercado-indústria cultural
Os avanços tecnológicos foram fundamentais para as mudanças que vêm ocorrendo na indústria do entretenimento, catalisando novos hábitos culturais. A partir da criação do programa de compartilhamento Napster, em 1999, e da comercialização em maior escala de cópias não autorizadas, começou um processo de redefinição da propriedade intelectual (P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/02/2011
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14. Cine Theatro Carlos Gomes : o funcionamento da sala a partir do gênero cinematográfico (1971-2002)
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a lógica de funcionamento do Cine Theatro Carlos Gomes, bem como verificar que desdobramentos foram acarretados nesta sala de cinema em alguns pontos fundamentais da atividade de exibição a partir das mudanças de gêneros cinematográficos por ela ofertados ao público entre 1971 e 2002. Para que fosse possíve
Publicado em: 2011
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15. Para onde vão nossos filmes : um estudo sobre a circulação do blockbuster nacional no mercado de salas
Esta Dissertação tem como objetivo refletir sobre a circulação dos filmes brasileiros de longametragem no mercado interno de salas no período correspondente aos anos 2000 a 2009. O interesse do estudo é identificar e interpretar características relevantes da atividade cinematográfica no Brasil no período proposto, observando os fatores que interferi
Publicado em: 2011
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16. Cinema, mercado e política cultural : os casos do Brasil e México numa visão histórico estrutural
Esta tese realiza uma análise comparativa das medidas políticas desenvolvidas na área da cultura pelos governos brasileiro e mexicano para a promoção das suas indústrias cinematográficas. Toma-se o contexto das mudanças nas relações entre Política, Economia e Cultura no período proposto, a virada dos séculos XX para XXI, quando os modelos libera
Publicado em: 2011
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17. Três dimensões do cinema: economia, direitos autorais e tecnologia
O cinema como todas as mídias, está mudando por causa da tecnologia. "Três dimensões do cinema" traz novas perspectivas para entender essas transformações, analisando como o mercado se organiza e suas condições de competição. Também são abordados os aspectos jurídicos dos direitos autorais na produção cinematográfica e a revolução nos model
Editora FGV. Publicado em: 09/08/2010
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18. O fazer além do filme : o making of como produto da realização cinematográfica
Este trabalho estuda o making of enquanto produto da realização cinematográfica, e procura responder a duas questões, considerando o contexto da produção na indústria americana: como ele se relaciona com o filme ao qual se refere e com os demais produtos audiovisuais e promocionais de uma franquia cinematográfica; e que características o definem com
Publicado em: 2010
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19. O cinema de longa-metragem no Rio Grande do Sul (1997-2007) : uma perspectiva industrial
O cinema de longa-metragem no Rio Grande do Sul (1997-2007): uma perspectiva industrial busca compreender a realidade da produção cinematográfica do Estado através do desempenho dos filmes no circuito exibidor brasileiro. O estudo parte da reconstituição da trajetória de consolidação da hegemonia do cinema norteamericano e os reflexos na atividade c
Publicado em: 2010
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20. Assassinos em cena: um estudo sobre os fundamentos metapsicológicos da indústria cinematográfica dos assassinos em série
A presente dissertação tem por objetivo discutir os possíveis fundamentos metapsicológicos que contribuem para o sucesso da indústria cinematográfica dos assassinos em série, tendo por horizonte a hipótese de que o funcionamento psíquico humano em geral, representado pelos espectadores dos filmes, guarda mais familiaridade com as mentalidades agress
Publicado em: 2010
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21. The madwoman in the quarter : 'A streetcar named desire' as a case of intersemiotic genre shift
A crítica moderna com freqüência classifica a peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, como sendo uma tragédia. Neste estudo argumento que a adaptação da peça para o cinema em 1951, dirigida por Elia Kazan, introduziu elementos suficientes de melodrama para eclipsar a estrutura trágica original, desta forma transformando o gênero da obr
Publicado em: 2010
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22. Fronteiras híbridas nas geografias imaginárias do cinema gaúcho : o exemplo de " cerro do jarau " (2005), de beto souza
A produção cinematográfica brasileira contemporânea de longa-metragem (de 1993 aos dias atuais), e, por extensão, a sul-rio-grandense, vislumbra um exemplo de como um universo simbólico idiossincrático – o gaúcho – pode ser remodelado pelas demandas conceituais de uma indústria cultural tanto local como global, subordinando-o à mitologia dos en
Publicado em: 2010
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23. Defesa da concorrência e a indústria de cinema no Brasil
O presente artigo tem o objetivo de realizar uma avaliação preliminar da indústria do cinema no Brasil, em particular nos segmentos de distribuição e exibição de filmes, sob a perspectiva do direito da concorrência. Trata-se, portanto, de uma análise antitruste dos mercados relevantes associados à cadeia vertical da indústria cinematográfica nac
Publicado em: 16/06/2009
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24. Cidade de Deus e Janela da alma: um estudo sobre a cadeia produtiva do cinema brasileiro
Objetiva-se discutir e analisar as trajetórias de produção, comercialização e exibição no mercado interno dos filmes Cidade de Deus e Janela da alma, mapeando convergências e diferenças. Trata-se de estudo de caso múltiplo, de natureza exploratória, com base em triangulação de fontes. Os resultados mostram as seguintes convergências: o estreita
Revista de Administração de Empresas. Publicado em: 2009-03