The madwoman in the quarter : 'A streetcar named desire' as a case of intersemiotic genre shift
AUTOR(ES)
Jacques, Karina Schultz
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
A crítica moderna com freqüência classifica a peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, como sendo uma tragédia. Neste estudo argumento que a adaptação da peça para o cinema em 1951, dirigida por Elia Kazan, introduziu elementos suficientes de melodrama para eclipsar a estrutura trágica original, desta forma transformando o gênero da obra. Minhas definições de ambos os gêneros vêm de ensaios de Arthur Miller, John Fell, Kent Gallagher e Alan Thompson. Adicionalmente, estudos publicados de Maureen Turim e R. Barton Palmer proporcionam uma visão da indústria cinematográfica nos anos 40 e 50 e a predominância do melodrama na preferência popular, estabelecendo, desta forma, o contexto para a mudança de gênero que acontece na peça de Williams - mudança esta estabelecida principalmente na forma e na moralidade do melodrama nos palcos vitorianos.
ASSUNTO(S)
teatro american theater american cinema cinema americano tennessee williams genero literario a streetcar named desire tragedy melodrama
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/21644Documentos Relacionados
- UM GRITO CHAMADO DESEJO: A VOZ NA CRIAÇÃO POLIFÔNICA DE MÁRIO DE ANDRADE
- Estudo da crônica machadiana : 'Bons dias!' e 'A semana'
- EDUCATIONAL BLOG AS A DIGITAL GENRE: A CASE STUDY
- Communication as a strategic competence : the case of MASISA
- A medicina em 'A Obra em Negro' de Marguerite Yourcenar : as diversas profissões da arte de curar no século XVI