Assassinos em cena: um estudo sobre os fundamentos metapsicológicos da indústria cinematográfica dos assassinos em série

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente dissertação tem por objetivo discutir os possíveis fundamentos metapsicológicos que contribuem para o sucesso da indústria cinematográfica dos assassinos em série, tendo por horizonte a hipótese de que o funcionamento psíquico humano em geral, representado pelos espectadores dos filmes, guarda mais familiaridade com as mentalidades agressivas e homicidas do que se imagina. Na argumentação, este texto conta principalmente com uma discussão sobre o conceito de pulsão de morte e sua relação com a agressividade, tal como elas foram articuladas nas contribuições teóricas de importantes membros do campo psicanalítico. Antes disso encontra-se uma breve retomada histórica desse ramo cinematográfico do terror/suspense, desde as origens nas primeiras décadas do séc. XX às atuais superproduções, o que permite observar as diversas formas com que a temática homicida aparecera nos filmes. Também são discutidas as interpretações de dois importantes estudiosos deste fenômeno cinematográfico, suas ênfases em contextos históricos e estéticos específicos, às quais vem se somar o presente estudo metapsicológico. Com o avançar da discussão, é possível conferir que, além de contribuir para se pensar os motores psíquicos mais profundos dessa curiosa e grotesca formação da cultura em específico, bem como do estranho prazer a ela articulado, tal projeto de pesquisa constitui-se em mais um esforço para problematizar e tentar elucidar determinadas facetas do funcionamento psíquico que dizem respeito à agressividade e à violência, segundo um ponto de vista psicanalítico, de forma a poder demarcar concepções importantes nas interlocuções com outras áreas do saber sobre estes temas

ASSUNTO(S)

metapsicologia cinema pulsão de morte agressividade psicologia metapsychology instict of death aggressiveness

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