Indio Brasileiro
Mostrando 13-24 de 47 artigos, teses e dissertações.
-
13. O indianismo revisitado: A expedição Montaigne, de Antonio Callado / The indianism revisited: A expedição Montaigne, by Antonio Callado
Since the Literature Training and Information until the contemporary literature, the Indian, under the most diverse shapes and shades, is always revisited by the Brazilian literary works. In this study, we observed how the novel A expedição Montaigne (1982), by Antonio Callado, incorporates in its narrative economy, the issue of indigenous peoples. This at
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/05/2011
-
14. Teatro e identidade nacional: as representações das alteridades na obra dramática de José de Alencar / Theater and national identity: the representations of otherness in the dramatic work of José de Alencar
O século XIX, no Brasil, foi marcado por uma tentativa de construção de uma identidade nacional e cultural num país pós-independência. Neste panorama, José de Alencar destaca-se, entre outros papéis que exerceu, como significativo romancista e contribui para a formação de um sistema literário em nosso país. Porém, é na obra dramática alencaria
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2011
-
15. Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante / Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
-
16. Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation / Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
-
17. Atributos físicos e químicos de solos arqueológicos desenvolvidos de sambaquis da Região dos Lagos - RJ, Brasil
Ao longo do litoral brasileiro foram erigidos, na pré-história, centenas de depósitos, constituídos principalmente por restos de organismos marinhos, denominados sambaquis. Essas formações de origem antrópica despertaram a curiosidade da comunidade científica, especialmente a partir do século XIX; entretanto, permanecem pouco conhecidas no contexto
Revista Brasileira de Ciência do Solo. Publicado em: 2011-08
-
18. O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio
Pretende-se explorar contradições e confluências entre o meio (fotográfico) e a imagem do índio brasileiro sob uma perspectiva histórica da fotografia brasileira. A imagem do índio nessa fotografia manifesta-se em três momentos distintos. Na fase inicial, no lugar do exótico, contraditório ao sentido moderno da fotografia durante o Segundo Império
História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Publicado em: 2011-03
-
19. Peles braiadas: modos de ser Kalankó / Peles braiadas: modos de ser Kalankó
Os Kalankó vivem no alto sertão alagoano, mais especificamente no município de Água Branca/AL. Eles afirmam-se publicamente indígenas, desde o fim da década de 1990, sendo reconhecidos como tais pelo Estado brasileiro em 2003. A etnologia indígena estuda e classifica este fenômeno como etnogênese, além de outros termos afins. Estes estudos focam-se
Publicado em: 2011
-
20. Solos da área indígena Yanomami no médio Rio Catrimani, Roraima
Em Roraima, a distribuição espacial das populações indígenas identifica um cenário de busca constante de solos capazes de sustentar uma agricultura itinerante. Este trabalho teve como objetivo estabelecer relação entre a compreensão dos solos por parte dos Yanomami da região do médio Catrimani e o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, be
Revista Brasileira de Ciência do Solo. Publicado em: 2010-04
-
21. Índio brasileiro ante a intolerância: aspectos legislativos e penais
Este trabalho pretende demonstrar que, desde a chegada dos colonizadores portugueses no Brasil, os índios têm sido vítimas de inescondível discriminação. A história revela que, quando aqui aportaram, os integrantes da esquadra lusitana surpreenderam-se ao encontrar outra vida humana habitando estas terras, eis que, até então, a crença era a de que
Publicado em: 2010
-
22. Representações cinematográficas “ensinando” sobre o índio brasileiro : selvagem e herói nas tramas do império
Esta Tese analisa as representações de índio brasileiro em sete narrativas fílmicas da produção nacional a partir de 1970: Como era gostoso o meu francês, Avaeté. Semente da vingança, O Guarani, Hans Staden, Caramuru. A invenção do Brasil, Tainá. Uma aventura na Amazônia e Tainá 2. A aventura continua. À luz dos Estudos Culturais em Educação
Publicado em: 2010
-
23. Análise discursiva de um conflito : Aracruz x índios (uma questão de imaginário e memória)
O objetivo deste trabalho é analisar, dentro das perspectivas da Análise do Discurso, quatro outdoors divulgados pela Aracruz Celulose em 2006 nas estradas do estado do Espírito Santo, Brasil. Este estudo visa, através da análise discursiva desse material, mostrar como se dá a formação imaginária sobre o índio brasileiro e as implicações desse im
Publicado em: 2010
-
24. A estética do ser/estar no "entre lugares" imagens do negro, do mestiço, do mulato e do branco em primeiras trovas burlescas de getulino, de Luiz Gama. / A estética do ser/estar no 'entre lugares'. Imagens do negro, do mestiço, do mulato e do branco em Primeiras trovas burlescas de Getulino, de Luiz Gama
O romantismo literário brasileiro conseguiu fabricar um modelo de índio civilizado despido de suas características reais, mas quase nada falou sobre as populações africanas, houve um longo silêncio sobre as etnias negras que povoavam o Brasil" (ORTIZ, 2003: 19). Por isso, optamos por estudar analiticamente a obra Primeiras trovas burlescas de Getulino,
Publicado em: 2010