O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio
AUTOR(ES)
Tacca, Fernando de
FONTE
História, Ciências, Saúde-Manguinhos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-03
RESUMO
Pretende-se explorar contradições e confluências entre o meio (fotográfico) e a imagem do índio brasileiro sob uma perspectiva histórica da fotografia brasileira. A imagem do índio nessa fotografia manifesta-se em três momentos distintos. Na fase inicial, no lugar do exótico, contraditório ao sentido moderno da fotografia durante o Segundo Império. Na segunda fase, as fronteiras entre o etnográfico e o nacional se diluem, nos primeiros cinquenta anos do século XX, a exemplo da Comissão Rondon/Seção de Estudos do SPI e do fotojornalismo moderno no Brasil da revista O Cruzeiro. No terceiro momento, as manifestações de uma etnopoética das fotografias de Claudia Andujar fazem meio e imagem se fundirem como lugar etnográfico na arte contemporânea.
ASSUNTO(S)
fotografia índio brasileiro antropologia visual fotojornalismo claudia andujar (1931-)
Documentos Relacionados
- Referente e imagem na fotografia brasileira em fins do seculo XX
- Indiologia brasileira: literatura, fotografia e alteridade cultural na obra do austríaco Mario Baldi
- Romper a superfície da imagem - reflexões de Brecht sobre o cinema e a fotografia
- Recursos naturais, meio ambiente e desenvolvimento na Amazônia brasileira: um debate multidimensional
- Industrialização brasileira: notas sobre o debate historiográfico