Improvisation
Mostrando 13-24 de 88 artigos, teses e dissertações.
-
13. Cartografia de um improvisador em criação / A map of an improviser in creation
O dicionário Aurélio define o improvisador como "o que improvisa/ Repentista". Já o Dicionário de Teatro de Patrice Pavis não apresenta uma definição. Mas quem é o improvisador? Como defini-lo? O que determina um "bom" improvisador? Quais são seus procedimentos? Fazendo essas perguntas deparei-me com a seguinte afirmação de Novarina (2005, p. 19):
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/02/2011
-
14. Poetic improvisation in the Brazilian Northeast
Este estudo aborda a cantoria, ou repente, uma modalidade de poesia cantada e improvisada praticada na região Nordeste do Brasil. Seus poetas são denominados repentistas, cantadores ou violeiros, e sempre cantam em duplas, alternando-se na composição de estrofes sguindo padrões bastante rígidos de métrica, rima e coerência temática. Há um conjunto
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
-
15. Políticas de encontro : criação e colaboração nos processos do grupo Experimental de dança de Porto Alegre
The research reflects upon creation and collaboration inside the process of the Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. In that sense, it was observed the relation between the choreographer and the dancers during the elaboration of contemporary dance pieces, seeking to the understandment of the role that each artist develops in creation. The focus of t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
16. Improvisação ao contrabaixo acústico com uso de arco na música popular brasileira instrumental (MPBI): estratégias de estudo e performance / Improvisational acoustic bass with the use of arc in Brazilian popular music instrumental (MPBI): study strategies and performance
O presente trabalho discute a utilização da técnica de arco na improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira Instrumental (MPBI). O objetivo principal é desenvolver estratégias de estudo, através de uma breve revisão de literatura sobre a técnica de arco, sua aplicação no jazz norte americano e as características da improvi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
-
17. Modelagem de interações musicais com dispositivos informáticos / Musical interactions modeling with computers
Este trabalho investiga o possível papel para o compositor em uma situação de interação musical coletiva e propõe estrategias para sua atuação nesse contexto. Apresenta exemplos dessas estrategias em trabalhos composicionais e implementa um desses trabalhos na forma de uma ferramenta digital que permite ao compositor modelar contextos interativos, el
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
18. O panorama da ginastica artistica masculina brasileira : um estudo historico-critico do periodo 2005-2008 / The panorama of brazilian men s artistic gymnastics : a historical-critical approach of the period 2005-2008
It was possible to observed in recent years, a significant improvement in the international results of Brazilian gymnastics. Despite this perceptible progress, it is difficult to evaluate, objectively, the level of development of this competitive sport in to Brazilian Sport scenario. There are few data available for this Sport, revealing a lack of research w
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/02/2010
-
19. A inibição diante da improvisação musical: um programa operacional destinado a desinibir o aluno para com esta prática.
This research analysed the development of inhibition breaking of a students group about musical improvisation. It was shown that the students group used to be afraid of improvising technique. That conclusion was possible because of an operacional program based on texts, images and practical exercises that looked for, by a mental attitude changing, to provoke
Publicado em: 2010
-
20. Contribuições para um método de identificação de perdas por improvisação em canteiros de obras
In production management, it is necessary to adopt measures that contribute for the solution of existing problems, in order to give continuity in the execution of activities. However, failures in identifying the necessary requirements for carrying out activities may result in the non-completion of plans. Even if the workflow is not interrupted, carrying out
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
-
21. Os reis vagabundos e as reminiscências no tear de Penélope
Este trabalho é o resultado do mergulho no universo da montagem e das apresentações da peça Os Reis Vagabundos do grupo teatral Tear, de 1982, rememorado pelos participantes da criação bem como pelo seu público. Esta peça é considerada um marco do teatro gaúcho e onde sua encenadora, Maria Helena Lopes, lançou mão de seus principais conceitos de
Publicado em: 2010
-
22. Nossas histórias em cena: um encontro com o teatro playback
O teatro playback é uma forma teatral em que os atores improvisam histórias reais contadas por pessoas da platéia, tendo a figura do condutor como elo entre os artistas e o público. Criado em 1975 por Jonathan Fox, já existem grupos que fazem teatro playback em mais de 30 países. No Brasil é uma prática relativamente desconhecida. Nesse sentido essa
Publicado em: 2010
-
23. Which is the body dances? : dance and somatic education for building a scenical body / Qual e o corpo que danca? : dança e educação somatica para a construção de um corpo cenico
The present work has as objective to deepen into the research of Klauss Vianna Technique as a corporal practice for constructing a scenic body by means of analyzing a personal process stemming from my experience as dancer, instructor and researcher of the movement. This thesis has four main axels: understanding Viannas principles and their unfolding on a c
Publicado em: 2010
-
24. Dança de casais : a relação conjugal à luz da socionomia e do contato-improvisação
Este estudo investigou se a dança contato-improvisação pode ser um instrumento de acesso à expressão afetiva da relação conjugal. Trata-se de um estudo qualitativo no qual o procedimento de coleta de dados ocorreu nos contextos de entrevistas com a díade e de vivência de dança contato-improvisação. Todos os procedimentos foram filmados. Após a s
Publicado em: 2010