Imaginario Popular
Mostrando 13-24 de 161 artigos, teses e dissertações.
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13. Os males do Brasil são: a doença como elemento distintivo da condição de ser brasileiro
Este ensaio nasceu da intenção de comparar as recolhas de dados sobre a medicina empírico-tradicional em Portugal e no Brasil, por iniciativa de Michel Giacometti, naturalizado português, cujo acervo, recentemente descoberto, foi reunido no volume Artes de Cura e Espanta-Males (2009), e do brasileiro Mário de Andrade, autor do livro Namoros com a Medici
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2014-06
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14. Relatos de acidentes por animais peçonhentos e medicina popular em agricultores de Cuité, região do Curimataú, Paraíba, Brasil
Acidentes por animais peçonhentos ocorridos com agricultores sindicalizados do município de Cuité, região do Curimataú paraibano, e práticas de medicina popular por eles utilizadas foram estudadas neste trabalho, através de entrevistas livres e questionários semiestruturados durante o período de junho a agosto de 2010. A idade dos agricultores pesqu
Rev. bras. epidemiol.. Publicado em: 2013-09
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15. "Eu vou pra Maracangalha, eu vou...": JK e a Distopia Brasiliæ na música popular e nas charges da revista Careta (1956-1960)
Análise da relação entre música popular e charges satíricas sobre a fundação de Brasília, publicadas na revista humorística Careta. A iniciativa de construção da nova capital pelo governo de Juscelino Kubitschek foi objeto de acesa polêmica, dividindo a opinião pública, além de ser contestada pela União Democrática Nacional – UDN (principa
Varia hist.. Publicado em: 2013-04
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16. OS MUSEUS DE CULTURA POPULAR DE SÃO LUÍS COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS: configurações e perspectivas para uma pedagogia do imaginário / THE MUSEUM OF POPULAR CULTURE OF SAN LUIS AS EDUCATIONAL SPACES: settings and prospects for a pedagogy of imaginary
Estudo sobre o caráter educativo nos museus de cultura popular. Analisa os museus de cultura popular de São Luís, Casa de Nhozinho e Casa da Fésta, se estes se apresentam como espaços educativos ou turísticos, levando em conta o processo de musealização da cultura popular maranhense. Situado no paradigma da complexidade, proposto por Morin (1990), qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
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17. Resistência feminina no Brasil oitocentista: as ações de divórcio e nulidade de matrimônio no Bispado de Mariana
O tema da presente pesquisa é a análise da existência de oposição feminina frente aos discursos dominantes do período imperial brasileiro, com ênfase no campo da História do Direito. Trata-se de temática relevante, pois, por muito tempo, a questão feminina foi excluída da História, marcada por representações e ideais masculinos. Pretendeu-se in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/08/2012
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18. Um conto, um herói, uma história: do universo maravilhoso das narrativas populares às sagas do sertão na obra Sagarana.
Esta tese realiza um estudo na obra de Guimarães Rosa, detendo-se, especificamente sobre três contos no livro Sagarana, que são: São Marcos, A hora e vez de Augusto Matraga e Conversa de bois. Seu objetivo toma como categoria específica de análise, o herói, orientando-se segundo duas abordagens. A primeira tem como fundamento o reconhecimento de uma e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2012
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19. Deusa, Sereia, Rainha do Mar: representações artísticas de Iemanjá / Goddess, mermaid, queen of the sea: artistic representations of Iemanja
A arte religiosa afro-brasileira resulta da miscigenação das culturas negra, ameríndia e européia através dos séculos. Diversas representações artísticas das divindades afro-brasileiras continuam a ser produzidas mesmo nos dias atuais com inúmeras imagens através de desenhos, objetos rituais, indumentária e esculturas, os quais são fontes de pes
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/07/2012
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20. Tradições discursivas: a circularidade das vozes na farsa da boa preguiça
The present research aims at examining, on the basis of Ariano Suassunas work Farsa da boa preguiça, in which ways the discourse traditions move through the voice and are recreated according to the cultural context in which they are in, pointing to how historical changes happen along with the cultural traditions. Therefore, the textual production is modeled
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
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21. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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22. As representações da saúde bucal na mídia impressa
Buscou-se compreender como as informações sobre Saúde Bucal são veiculadas pela mídia impressa no estado do Espírito Santo - Brasil, por meio de uma pesquisa qualitativa, com análise de conteúdo de 66 matérias relacionadas à temática, veiculadas no período de março de 2004 a junho de 2009, nos jornais A Gazeta e A Tribuna.O material empírico or
Interface (Botucatu). Publicado em: 30/11/2012
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23. A modernização ecológica conquistando hegemonia nos discursos ambientais: o caso da Zona Franca de Manaus
A Zona Franca de Manaus (ZFM) foi criada em 1967 pelo governo da ditadura militar brasileira, de acordo com um discurso nacionalista que apresentava a região amazônica como um território estratégico que era preciso ocupar e desenvolver. Apesar de a visão do grande vazio não ter sido apagada do imaginário popular, desde os anos de 1970 tem ganhado for�
Ambient. soc.. Publicado em: 2012-08
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24. Comparing Brazilian and North American songs about money
Este artigo compara a música popular brasileira e a norte-americana. Ele enfoca as letras de canções compostas principalmente na primeira metade do século XX, quando um intenso processo de construção de identidades nacionais estava ocorrendo no Brasil e nos Estados Unidos. Várias destas composições se tornaram clássicas. Estas canções eram e aind
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2012-06