Imagens Da Nacao
Mostrando 13-24 de 59 artigos, teses e dissertações.
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13. Imagens cruzadas: exército e sertão na Primeira República
Analisa a proposta político-social do Exército para a nação brasileira na década de 1910. Articula o momento de modernização do Exército com o contexto de avaliação crítica do regime republicano e valorização da corporação militar nos jogos de poder. O método de análise consistiu no cruzamento das fotografias da Guerra do Contestado com os d
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2012-12
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14. Identificando a branquidade inominada: corpo, raça e nação nas representações sobre Gisele Bündchen na mídia transnacional
Este artigo examina as configurações discursivas que associam o corpo da top model Gisele Bündchen ao corpo da nação brasileira, e analisa as formas como essas configurações definem o que significa ser brasileira/o de acordo com os discursos presentes nas mídias brasileira e transnacional. Para tanto, utilizo imagens de Gisele a fim de interrogar as
Cadernos Pagu. Publicado em: 2012-06
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15. Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo
No âmbito das intervenções desenhadas, a partir da década de 1920, a educação e a saúde passaram a configurar-se como pilares da obra de redenção do povo da suposta ignorância e da doença e, na mesma medida, da obra de regeneração da nação. Este artigo analisa o projeto de educação higiênica por meio do qual se buscou incutir nas crianças
Pro-Posições. Publicado em: 2011-08
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16. Entre a épica e a paródia : a (des) mistificação do gaucho nos quadrinhos de Inodoro Pereyra, el renegau / Between the epic and the parody : the (de) mystification of the gaucho in the comics of Inodoro Pereyra, el renegau
Esta pesquisa analisa as representações do gaucho nos quadrinhos de Inodoro Pereyra, personagem criada pelo humorista argentino Roberto Fontanarrosa na década de 70 do século XX. Nascido como uma paródia da literatura gauchesca, do radioteatro e do folclore argentino, a trajetória do renegau retoma a metáfora sarmientina civilização e barbárie, que
Publicado em: 2011
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17. Retratos do Outro: as fotografias antropológicas da Expedição Thayer e da Comissão Geológica do Império do Brazil (1865-1877)
Durante a segunda metade do século XIX, o aparelho fotográfico foi apropriado pelo discurso científico como um método de produção de imagens, capaz de realizar melhor o aproveitamento e a sistematização da natureza. A fotografia era entendida como uma reprodução precisa e fiel da realidade, que extraía da imagem todo elemento de subjetividade, dev
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2010
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18. Poética da representação cultural : relações entre viagem e tradução na literatura brasileira / The poetics of cultural representation : relations between travel and translation in Brazilian literature
Esta tese defende a relação complementar entre as práticas da literatura de viagem e da tradução, vistas como importantes divulgadores da imagem de uma literatura e de uma cultura além de suas fronteiras linguísticas e nacionais. Defendemos ainda a importância de ambas as atividades na formação da literatura nacional brasileira, por meio da atuaç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/09/2010
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19. Narrativas e imagens dos viajantes alemães no Brasil do século XIX: a construção do imaginário sobre os povos indígenas, a história e a nação
Analisa relatos e produção iconográfica dos viajantes Wied-Neuwied (1815-1817), Karl Friedich von Martius (1817-1820) e Johann Moritz Rugendas (1822-1825) com base na construção do imaginário sobre os povos indígenas, a história e a nação. Procura demonstrar as relações entre as ideias/imagens que eles produziram e o debate sobre a natureza do No
História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Publicado em: 2010-06
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20. O Brasil de Angelo Agostini : Política e sociedade nas imagens de um artista (1864-1910) / The Brazil of Angelo Agostini : politics and society in the images of an artist
Nos últimos anos o interesse pelo trabalho de Angelo Agostini vem crescendo, sobretudo no que tange a sua atuação política e abolicionista na imprensa oitocentista. No entanto os aspectos ligados a sua obra como pintor e crítico de arte são apenas brevemente mencionadas, mesmo estando estas em diálogo com seu entendimento político. Essa pesquisa cons
Publicado em: 2010
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21. PROJECT TO THE NATION ON PAGES CINEARTE: THE CONSTRUCTION OF THE PICTURE BOOK LIGHT / PROJETO À NAÇÃO EM PÁGINAS DE CINEARTE: A CONSTRUÇÃO DO LIVRO DE IMAGENS LUMINOSAS
This paper deals with the debate about the development of the Brazilian educational film project from its diffusion in the magazine Cinearte between the years 1926 and 1932. The subject and object are studied in the context of renewal of the pedagogical ideas in the First Republic, the fruit of the New School movement and the Manifesto of the Pioneers of Edu
Publicado em: 2010
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22. Helena de Machado de Assis; Imagens literárias e a retórica da morte da nação inconclusa
Helena é o romance do perecível e do descontínuo, título denominador de uma personagem dialética que não se consuma e constrói a narrativa pela fragmentação seqüencial aliada a armação episódica. O romance é uma apoplexia fulminante ao projeto literário romântico. Por isso, o presente estudo busca pesquisar objetivamente elementos do romance
Publicado em: 2009
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23. AS REPRESENTAÇÕES DA GUERRA CIVIL E A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO MOÇAMBICANA NOS ROMANCES DE MIA COUTO (1992 2000)
Este trabalho tem como objetivos centrais analisar a reconfiguração da identidade nacional moçambicana após a guerra civil e mostrar de que forma esse novo discurso é representado nos romances de Mia Couto, nomeadamente: Terra Sonâmbula, A Varanda do Frangipani e O Último Voo do Flamingo. O intuito é analisar de que forma esse conflito interno se apr
Publicado em: 2009
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24. AS REPRESENTAÇÕES DA GUERRA CIVIL E A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO MOÇAMBICANA NOS ROMANCES DE MIA COUTO (1992 2000)
Este trabalho tem como objetivos centrais analisar a reconfiguração da identidade nacional moçambicana após a guerra civil e mostrar de que forma esse novo discurso é representado nos romances de Mia Couto, nomeadamente: Terra Sonâmbula, A Varanda do Frangipani e O Último Voo do Flamingo. O intuito é analisar de que forma esse conflito interno se apr
Publicado em: 2009