Retratos do Outro: as fotografias antropológicas da Expedição Thayer e da Comissão Geológica do Império do Brazil (1865-1877)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/10/2010

RESUMO

Durante a segunda metade do século XIX, o aparelho fotográfico foi apropriado pelo discurso científico como um método de produção de imagens, capaz de realizar melhor o aproveitamento e a sistematização da natureza. A fotografia era entendida como uma reprodução precisa e fiel da realidade, que extraía da imagem todo elemento de subjetividade, devido ao processo mecânico. Essa compreensão da fotografia permitiu sua assimilação em vários campos do saber, em especial, nos estudos antropológicos, já que seu discurso realista conferia confiabilidade à pesquisa científica. Concomitantemente à descoberta do aparelho óptico, vislumbrou-se também uma reformulação nos valores científicos, em sua teoria e metodologia, principalmente após a publicação do livro A origem das espécies, de Charles Darwin. Notou-se, nas fotografias oitocentistas, a criação de representações da natureza e do homem, que traduziam os distintos preceitos científicos construídos na época. Os elementos compositivos da imagem eram pensados e construídos no objetivo de criar uma prova documental que confirmasse os princípios defendidos pelos estudiosos. A análise comparativa das imagens, produzidas em duas expedições científicas distintas, possibilitou a visualização mais nítida desse embate. O primeiro empreendimento abordado foi a Expedição Thayer, uma missão estrangeira liderada pelo naturalista suíço Louis Agassiz, cuja postura diante dos negros e mestiços foi extremante imperialista e etnocêntrica. Já a segunda iniciativa tratou-se da Comissão Geológica do Império do Brazil, chefiada por Charles Frederick Hartt e organizada pelo Museu Nacional, principal instituição científica brasileira. A finalidade desta, contrariamente a primeira, era de esquadrinhar o território e a população nativa, de forma a proporcionar subsídios para formação de uma imagem da nação. Assim, ao imputar a fotografia como parte da produção cultural e científica do século XIX, visou-se, a partir da análise do documento fotográfico, refletir sobre algumas estratégias e escolhas dos cientistas e fotógrafos no momento da realização dos instantâneos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo abordar a fotografia como prática científica e testemunho das teorias científicas em voga, destacando, por meio da imagem, suas diversas concepções culturais sobre o homem

ASSUNTO(S)

comissão geológica do império do brazil expedição thayer (1865-1866) história teses. ciencia historia teses. expedições cientificas teses. fotografias teses.

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