Imagem Musical E Tempo
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Educação na linguagem da anima: diálogos ontológicos com a música / Education in the language of the Anima: ontological dialogues with music
Há, entre educação e música, uma relação profunda que ultrapassa o ensino da arte. Partindo de uma perspectiva fenomenológica da interpretação e da escuta, encontramos na música estruturas míticas que permitem sustentá-la como chave metafórica para uma compreensão da atividade educacional, mediante a centralidade do ENCONTRO para ambas. A músi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/04/2011
-
2. O cinema como experiência sinfônica : a partitura orquestral do filme "O iluminado", de Stanley Kubrick / Cinema as a symphonic experience : the orchestral score of the movie "The shining" of Stanley Kubrick
O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma aproximação entre cinema e música no que concerne aos mecanismos de produção de sentido articulados por ambas as artes. A partir dos conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo, concebidos por Deleuze através das teorias de representação da matéria de Bergson, o estudo propõe defender a idéia de
Publicado em: 2010
-
3. O sonoro e o visual: questões históricas, fenomenológicas e uma abertura à estética comparada
O artigo visa levantar questões relativas ao sonoro e o visual e apresentar possibilidades de abertura ao exercício da estética comparada. Na primeira parte, questões de ordem histórica revelam o interesse que o tema vem há séculos suscitando. A segunda parte discorre sobre a natureza temporal de práticas artísticas a partir de textos de artistas (K
Per Musi. Publicado em: 2009
-
4. REPRESENTAÇÕES DE AUTORIDADE NO GRUPO TROPICALISTA
Este estudo trata sobre questões pertinentes à autoridade, com visibilidade específica para o grupo artístico musical conhecido como tropicalista, seu conceito, imagens de negação e seus entrelaçamentos, através de um diálogo em Richard Sennett. A pesquisa investigou as representações da autoridade para grupo tropicalista na década de 1960, com o
Publicado em: 2009
-
5. O ensino-aprendizagem em dança na construção das noções de espaço e tempo
Esta pesquisa busca investigar como ocorre a construção das noções de espaço e de tempo na dança em um grupo de doze crianças de cinco a oito anos. Além disso, o trabalho observa ainda a possível relevância das experiências musicais destas crianças nas construções espaciais e temporais na dança. Para aprofundar este problema de pesquisa optou-
Publicado em: 2008
-
6. Na esquina do mundo: trocas culturais na música popular brasileira através da obra do Clube da Esquina (1960-1980)
A proposta desta tese é abordar as trocas culturais na MPB das décadas de 1960 e 1970, tendo como fio condutor o conjunto das manifestações musicais identificadas ao Clube da Esquina. O que torna de particular interesse esta formação cultural, neste sentido, é a diversidade de fluxos culturais que de alguma forma transitam nos trabalhos de seus membro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2007
-
7. A imagem da escuta: os sites person-to-person e os compositores heterônimos
A questão principal desta tese diz respeito à escuta e suas composições face aos modos experimentais de freqüentação das arquiteturas person-to-person na internet. Serão abordadas, como corpus empírico, práticas de composição sonora disseminadas por meio de sites-programas como o Soulseek.org e conhecidas pelo nome de "bootleg mash ups". A pesqui
Publicado em: 2007
-
8. A vida é uma ópera: a presença da dramaticidade no romance Dom Casmurro de Machado de Assis
A presente dissertação, articulada de acordo com a proposta do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, tem como objetivo principal desvelar a presença da ópera no romance Dom Casmurro de Machado de Assis, articulando as relações entre as linguagens literária e cênica, desvelando a significação oculta pelo fingir da c
Publicado em: 2007