A vida é uma ópera: a presença da dramaticidade no romance Dom Casmurro de Machado de Assis

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A presente dissertação, articulada de acordo com a proposta do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, tem como objetivo principal desvelar a presença da ópera no romance Dom Casmurro de Machado de Assis, articulando as relações entre as linguagens literária e cênica, desvelando a significação oculta pelo fingir da casmurrice. Para tal investigação fizemos um recorte em torno de algumas marcas como a presença das paixões (pathos), traço presente nas artes cênicas e a hibridização entre linguagem musical e textual na aproximação com o cotidiano vivido por Dom Casmurro. Também analisamos a integração de alguns meios de comunicação típicos da ópera e presentes no romance Dom Casmurro como o gesto, a música, a palavra, a construção de personagens pelo enquadramento fotográfico que, ao mesmo tempo em que congela, movimenta atos e expressões. As questões acima arroladas são discutidas nos três capítulos que compõem a dissertação, reunidas pelos temas: A Dramaticidade da Palavra, onde discorreremos acerca do drama permeando a narrativa de Dom Casmurro. Entre o Debuxo dos Gestos e o Colorido das Palavras, capítulo no qual analisaremos a ambigüidade existente entre os sinais expressivos, fala e gesto, que se contradizem no romance em questão, assim como nas artes cênicas. Finalmente no último capítulo, A Imagem Lembrada e a Musicalidade da Palavra, discutiremos a formação de um discurso narrativo baseado na memória e imaginação de Dom Casmurro, uma vez que está recontando seu viver, assim como na música, que, quando encerrada, só pode reconstituir-se em nossa mente através de uma reelaboração subjetiva. 7 Estas temáticas integram-se, unindo as pontas da dramaticidade na conclusão do trabalho, onde vinculamos as questões discutidas na dissertação. Dada a complexidade da obra em questão tornou-se necessária, para sua análise, a busca de teorias requeridas. Assim, para discutir a Dramaticidade na Palavra, recorremos a Nietzsche, Gledson, Kerman, Borheim, Coli. Em Entre o Debuxo dos gestos e o Colorido das Palavras, pudemos apoiar nossa teoria em Guinsburg, Barthes, Roubine, Delgado. No capítulo 3, A Imagem Lembrada e a Musicalidade da Palavra, encontramos respaldo em Bergson, Bachelard, Seincman. Nesse caminho analítico-interpretativo na intersubjetividade com diferentes autores, o romance Dom Casmurro, assim como na ópera, mostrou-se ornado de uma musicalidade memorialista, apoiando a narrativa em lembranças, interferindo no recontar e recantar uma experiência vivida. A ópera se faz presente quando provoca as paixões do leitor, aproximando-se do espectador; quando é permeado pela poesia, vinculando linguagem musical e textual. Assim como nas artes cênicas, Dom Casmurro é um texto permeado por gestos e palavras que se contrapõem ou não, constituindo as personagens através de suas lembranças, sua imaginação, convidando o leitor/espectador,a tentar reconstruir, com ele, o que foi e o que fui

ASSUNTO(S)

dramaticity a presença da Ópera dramaticidade opera s presence dom casmurro assis, machado de -- 1839-1908 -- dom casmurro - critica e interpretacao dom casmurro literatura comparada

Documentos Relacionados

Para ter um TCC pronto, é preciso perder o medo. E se você está perdido ou se sentido incapaz, você precisa saber: A Culpa não é sua! Descubra Agora a Mentira que te venderam (por um tempo, eu também comprei…) Quem tem medo do TCC? Eu não sei você, mas, durante um bom tempo, eu tive muito! Eu me sentia perdido, sozinho e incapaz de fazer o meu trabalho. Eu tinha certeza de que nuca teria um TCC pronto. E se você acha que o Ler artigo

Como fazer TCC? Nas últimas semanas tenho visto milhares de alunos com dificuldades, sem saber o que fazer, que simplesmente ficam parados na frente do computador e não conseguem escrever uma única palavra sequer. Neste texto, nós vamos ver como mudar essa situação de uma vez por todas! Alguns alunos me mandam e-mails perguntando Como Fazer TCC passo a passo. Bom, em primeiro lugar, essa é uma dificuldade muito comum, vivida por 99,9% dos alunos de faculdades no Brasil e no mundo! Os outros 0,01% Ler artigo

Que tal aprender, de uma vez por todas, como fazer uma Justificativa de TCC, aplicando a poderosa técnica do Roteiro de Consequências? É impressionante! O quê? A técnica do Roteiro de Consequências? Sim. Ela também. E você vai conhecer essa técnica no vídeo deste artigo e vai ver Como Fazer a Justificativa do TCC com base em 2 exemplos simples e práticos. Para você, finalmente, deixar a sua Justificativa de TCC pronta! Mas, primeiro, eu preciso dizer: É impressionante! Como a Justificativa é um ponto Ler artigo

Você sabe o que escrever na introdução do seu TCC? Você já parou na frente do seu computador sem ter a menor ideia sobre a introdução do seu TCC, o que escrever e por onde começar? Eu já passei por isso. E como eu não desejo essa situação para ninguém, é hora de resolver esse problema. Muita gente, mas muita gente mesmo me pergunta: “Amilton, o que eu devo escrever na Introdução do meu TCC?” Aí vai a resposta: A Introdução do seu TCC é Ler artigo

Se você quer aprender Como Fazer Citações para o TCC de forma fácil e não ser acusado de plágio, então, recomendo fortemente que leia esse artigo até o final… E não se esqueça de assistir o vídeo logo abaixo! Imagina só… você fez todo o seu TCC, está aliviado, radiante, tirou um peso das costas… aí, PAH! Seu orientador diz que o seu trabalho tem Plágio e, por isso, vai ser reprovado. Não!!!! Aí vai uma notícia que talvez você não saiba, SE VOCÊ FEZ Ler artigo