A imagem da escuta: os sites person-to-person e os compositores heterônimos
AUTOR(ES)
Rodrigo Fonseca e Rodrigues
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
A questão principal desta tese diz respeito à escuta e suas composições face aos modos experimentais de freqüentação das arquiteturas person-to-person na internet. Serão abordadas, como corpus empírico, práticas de composição sonora disseminadas por meio de sites-programas como o Soulseek.org e conhecidas pelo nome de "bootleg mash ups". A pesquisa tenta demonstrar as dificuldades das especulações do pensamento quando se trata de indagar como as sensações na escuta se contagiam, animadas por afetos coletivos ligados às temporalidades da tecnologia e da criação musical. A fundamentação conceitual da tese se ampara na aproximação entre idéias ecoantes de Duns Scott, F. Nietzsche, G. Tarde, H. Bergson, F. Pessoa, G. Deleuze e F. Guattari. O objetivo aqui é demonstrar, a partir das concepções que estes autores deram para o problema da imagem no pensar, o que muda na sensação da escuta ao se mudar a imagem mesma do pensamento. Para tanto, este trabalho adota as contribuições do "pensamento das hecceidades" para tentar re-imaginar as virtualidades criativas do Tempo na composição da escuta musical. De acordo com esta concepção, em vez de se ater à prática de cortar e de colar elementos sonoros, o compositor de desktop precisará antes investir numa economia experimental de ritmos e de imagens do Tempo para singularizar sensações na escuta. A partir desta premissa, afirma-se que as performances criativas da música, estimuladas pelos hábitos de convívio nos sites peer-to-peer, precisam interferir em regimes de percepção, de sentido e da imagem que a subjetividade adquire nas cadências estereotipadas da internet. Tais práticas apresentam-se como uma atividade poética heteronímica, de resistência inventiva aos recentes processos tecnológicos de subjetivação. Por tal razão, a escuta compositora necessita ultrapassar os regimes estáveis do som, do signo, do espaço, do fenômeno, do sentido, da técnica, do logos musical recorrentes na imagem transcendental do pensamento. A partir do embate criativo num ambiente saturado de axiomas, a composição musical enfrenta o problema de restituir o singular na sensação, de transduzir vontades e de contagiar virtualidades sensíveis na escuta e no seu pensamento
ASSUNTO(S)
thought escuta musica -- semiotica internet deleuze midia digital musica -- filosofia e estetica composição internet compositions comunicacao time pensamento internet listening deleuze tempo composicao (musica)
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4589Documentos Relacionados
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