Idiomatismo
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1. Hélcio Milito : levantamento histórico e estudo interpretativo / Hélcio Milito : historical background and interpretative study
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo investigar a peculiar interpretação musical do baterista Helcio Milito, importante referência da música popular do Brasil e considerado um dos precursores da música instrumental no país, intencionando definir traços característicos de interpretação que determinem seu idiomatismo musical. A meto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/07/2012
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2. A Guitarra Elétrica em GRUPPEN FÜR DREI ORCHESTER Karlheinz Stockhausen
Esta pesquisa analisa a participação da guitarra elétrica na obra Gruppen für drei orchester do compositor alemão Karlheinz Stockhausen. O trabalho está subdividido em três capítulos. O primeiro aborda aspectos históricos do instrumento e seu uso na música vanguardista de concerto do século XX, apresentando uma seleção de obras dos compositores
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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3. Um estudo dos idiomatismos : de suas características ao seu caráter de dificuldade de compreensão e tradução do francês para o portugues
No escopo do projeto intitulado As dificuldades de compreensão e tradução do francês para o português, dirigido pelo professor Robert Ponge, este trabalho tem por objetivo o estudo do idiomatismo, também conhecido, às vezes, como “idiotismo” ou “expressão idiomática”. O núcleo desta pesquisa é a análise de diversas definições de “idio
Publicado em: 2010
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4. O cravo na música de Câmera contemporânea brasileira / The harpsichord in Brasilian contemporany chamber music
Este trabalho discute a presença do cravo na música contemporânea brasileira, com enfoque em música de câmera. Após uma breve contextualização do cravo na música de câmera brasileira, o trabalho se desenvolve em cinco partes principais, a saber: parte 1 - apresenta um histórico do cravo desde suas origens, no monocórdio de Pitágoras, até os mod
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2009
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5. Francisco Araujo : o uso do idiomatismo na composição de obras para violão solo / Francisco Araujo : the use of idiomatism in the composition for solo classical guitar works
This master s thesis has as main objective the study of the composer Francisco Araujo s classical guitar work. The text is divided into three parts. The first part consists of a small biography that seeks to contextualize the composer in the Brazilian musical scene, based on factors such as origin, musical background, career path and composicional work. The
Publicado em: 2009
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6. O cravo na música de Câmera contemporânea brasileira / The harpsichord in Brasilian contemporany chamber music
Este trabalho discute a presença do cravo na música contemporânea brasileira, com enfoque em música de câmera. Após uma breve contextualização do cravo na música de câmera brasileira, o trabalho se desenvolve em cinco partes principais, a saber: parte 1 - apresenta um histórico do cravo desde suas origens, no monocórdio de Pitágoras, até os mod
Publicado em: 2009
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7. Uma trajetória estilística do choro: o idiomatismo do violão de sete cordas, da consolidação a Raphael Rabello
This work aims at exploring the stylistic resources of the seven string-guitar in the Brazilian choro. It presents a brief description of the pioneers of choro, which is justified due to the traditional repertoire which the seven-string guitar covers, followed by an analysis of Garotos (Aníbal Augusto Sardinha) guitar contribution, this research deals with
Publicado em: 2009
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8. The idiom as a place of reflexion on the functioning of the language / O idiomatismo como lugar de reflexão sobre o funcionamento da lingua
Este trabalho de investigação objetiva abordar a natureza da questão idiomática e a relação que, por meio dela, reclama reflexão: o jogo entre o universal do funcionamento lingüístico e as manifestações singulares de fala. A análise deixa ver que o idiomatismo é mesmo um fato de língua; resulta de um jogo combinatório no qual seu efeito de uni
Publicado em: 2007
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9. The works for classical guitar of Pedro Cameron: idiomatic and stylistic characteristics / A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
A proposta desta pesquisa é investigar o processo de criação do compositor paulista Pedro Cameron, principalmente através do levantamento e análise de sua obra, apontando características estilísticas em relação ao idiomatismo do violão e da influência do instrumento nas soluções composicionais. No princípio do século XX, observamos um signific
Publicado em: 2007
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10. A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas / The works for classical guitar of Pedro Cameron: idiomatic and stylistic characteristics
A proposta desta pesquisa é investigar o processo de criação do compositor paulista Pedro Cameron, principalmente através do levantamento e análise de sua obra, apontando características estilísticas em relação ao idiomatismo do violão e da influência do instrumento nas soluções composicionais. No princípio do século XX, observamos um signific
Publicado em: 2007
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11. The works for classical guitar of Pedro Cameron: idiomatic and stylistic characteristics / A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
A proposta desta pesquisa é investigar o processo de criação do compositor paulista Pedro Cameron, principalmente através do levantamento e análise de sua obra, apontando características estilísticas em relação ao idiomatismo do violão e da influência do instrumento nas soluções composicionais. No princípio do século XX, observamos um signific
Publicado em: 2007
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12. Recursos idiomaticos em scordatura na criação de repertorio para violão
O propósito deste trabalho é demonstrar alguns caminhos para a utilização expressiva de scordaturas, através da análise de sua aplicação na composição de peças para violão solo, enfatizando alguns recursos.presentes no idiomatismo deste instrumento, os quais podem ser aproveitados de modo a permitir efeitos musicalmente peculiares. A história da
Publicado em: 2002