Historiografia Do Cinema Brasileiro
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. Historiografia audiovisual: a história do cinema escrita pelos filmes
Resumo Este artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Historiografia Audiovisual (UFJF), que tem como foco o estudo de filmes que apresentem como tema o próprio cinema. Nosso percurso tem início com a pesquisa em andamento “Historiografia audiovisual do cinema no Brasil”; em seguida, estabeleço relações entre o meu trabalho como
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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2. Cavar, criticar e documentar: aspectos múltiplos da produção fílmica em São Paulo nos anos de 1920 a 1940
Resumo A intenção deste artigo é identificar alguns desafios que marcaram o trabalho de operadores de câmera e cinegrafistas que atuaram no cinema paulista, entre as décadas de 1920 a 1940. Nesse período, a produção não ficcional, conhecida como "natural", se intensificou como resultado da chamada "cavação". Isso ocorreu, em parte, para atender as
História. Publicado em: 2015-12
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3. É que Glauber acha feio o que não é espelho: a invenção do Cinema Brasileiro Moderno e a configuração do debate sobre o ser cinema nacional.
O principal objetivo deste trabalho consistiu em estabelecer uma ampla interlocução entre os vários sujeitos envolvidos com as produções de sentido sobre o Cinema Brasileiro e que tomam a noção de moderno como ponto de discussão. A análise de textos e livros produzidos por cineastas e críticos de cinema permitiu enxergar os pontos de articulação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
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4. Eficácia política de uma crítica: Paulo Emílio Salles Gomes e a constituição de uma teia interpretativa da história do cinema brasileiro
This work aims to contribute to theoretical and methodological analysis of writing the history of Brazilian cinema. The object of this study the trilogy of articles in Cinema: the trajectory of underdevelopment regimented, the critic and historian Paulo Emílio Salles Gomes, seeks to understand the process of setting up a web interpretative history of our fi
Publicado em: 2010
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5. LAND, POWER AND THE MULTIPLE territorialities IN BLACK AND INDIGENOUS LANDS: narrative and memory as a mediator in the construction of the territory of traditional peoples. / TERRITÓRIO, PODER E AS MÚLTIPLAS TERRITORIALIDADES NAS TERRAS INDIGENAS E DE PRETOS: narrativa e memória como mediação na construção do território dos povos tradicionais.
Esta Tese apresenta uma discussão sobre a emergência das territorialidades negras e indígenas como responsáveis por uma nova modalidade de estrutura fundiária que vem construindo novas oportunidades de acesso a terra através do discurso da identidade. Negros e indígenas baseados no artigo 68 ADCT (Ato das Disposições Constitucional Transitória) vem
Publicado em: 2010
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6. Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro / Dercy Gonçalves : a devious character of the brazilian theater
A presente pesquisa tem como objetivo o estudo da produção cênica de Dercy Gonçalves, uma das mais populares comediantes brasileiras. Estendendo-se do teatro de revista e de comédia para o cinema e a televisão e chegando depois de quase um século de atividades às mídias digitais como ícone de um tipo específico de humor, essa produção não foi a
Publicado em: 2009
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7. CINEMA BRASILEIRO E SUAS POSSIBILIDADES COMO FORMA DE PENSAMENTO ENSAÍSTICO: UM PERCURSO ATRAVÉS DE SÃO-BERNARDO, VIDAS SECAS E INSÔNIA / BRAZILIAN CINEMA AND ITS POSSIBILITIES AS A WAY OF THOUGHT IN THE MODE OF AN ESSAY: A ROUTE THROUGH SÃO-BERNARDO, VIDAS SECAS AND INSÔNIA
Esta dissertação pretende, através do exame de três filmes transcriados de livros de Graciliano Ramos, São Bernardo, Insônia e Vidas-Secas e por intermédio de uma escrita ensaística, tecer considerações sobre a relação do cinema com a literatura e, principalmente, considerações sobre a construção da historiografia do cinema brasileiro. Analis
Publicado em: 2008