Cavar, criticar e documentar: aspectos múltiplos da produção fílmica em São Paulo nos anos de 1920 a 1940
AUTOR(ES)
SANTOS, Márcia Juliana
FONTE
História
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-12
RESUMO
Resumo A intenção deste artigo é identificar alguns desafios que marcaram o trabalho de operadores de câmera e cinegrafistas que atuaram no cinema paulista, entre as décadas de 1920 a 1940. Nesse período, a produção não ficcional, conhecida como "natural", se intensificou como resultado da chamada "cavação". Isso ocorreu, em parte, para atender as demandas de uma elite econômica e da propaganda do governo que brotavam das necessidades de registrar símbolos e práticas de poder. O recorte da análise partirá de alguns desses filmes e das primeiras experiências de documentários produzidos entre as décadas de 1920 e 1940, para a Prefeitura Municipal de São Paulo. Relacionado a esses objetivos, serão analisados textos da historiografia clássica do cinema brasileiro e críticas publicadas em jornais e revistas, que caracterizavam e classificavam essa produção, identificando os bons filmes, determinando padrões estéticos, e, sobretudo, censurando o trabalho exercido por muitos dos homens de câmera do cinema paulista.
ASSUNTO(S)
cinegrafistas naturais (filmes) cavação cinema em são paulo
Documentos Relacionados
- Instituições de governo, ideias autoritárias e políticos profissionais em São Paulo nos anos 1940
- A voz da biologia: ciência e ideário político no Brasil nos anos 1920-1940
- O natural e o construído: a estação balneárea de Araxá nos anos 1920-1940
- Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950
- São Paulo no cinema: a representação da cidade nos anos 1960