Historiografia audiovisual: a história do cinema escrita pelos filmes
AUTOR(ES)
Melo, Luís Rocha
FONTE
ARS (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-12
RESUMO
Resumo Este artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Historiografia Audiovisual (UFJF), que tem como foco o estudo de filmes que apresentem como tema o próprio cinema. Nosso percurso tem início com a pesquisa em andamento “Historiografia audiovisual do cinema no Brasil”; em seguida, estabeleço relações entre o meu trabalho como realizador e o conceito de historiografia audiovisual; por fim, trago dois estudos de caso, o primeiro sobre Panorama do cinema brasileiro (Jurandyr Noronha, 1968) e o segundo comparando Carnaval Atlântida (José Carlos Burle, 1953) e La dama de las camelias (José Bohr, 1947, Chile).
ASSUNTO(S)
historiografia audiovisual cinema brasileiro cinema artes
Documentos Relacionados
- O cinema audiovisual: um formato configurado na interação teatro/cinema e tv
- A história escrita: teoria e história da historiografia
- A História Escrita: teoria e história da historiografia
- Processo criativo na indústria do audiovisual: do roteiro ao imaginário
- THE CONTEMPORARY AUDIOVISUAL: A WORLDY LANGUAGE